Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Vietnã e África do Sul firmam acordo contra mortes de rinocerontes

A África do Sul e o Vietnã anunciaram nesta quarta-feira (28) que firmaram um memorando de cooperação para combater a matança de rinocerontes, caçados ilegalmente devido ao comércio de chifres no mercado negro da Ásia.

“Preservar a biodiversidade é um círculo virtuoso que vai dos países de origem aos países de destino”, destacou Nguyen Trung Kien, conselheiro da embaixada vietnamita em Pretória, capital sul-africana, durante conferência de imprensa.

“Devemos fazer com que a opinião esteja mais atenta à biodiversidade. Também devemos nos despir da falsa ideia de que o chifre de rinoceronte pode curar o câncer”, complementou.

Sem prazo – O acordo de cooperação ainda não tem data para que as medidas de cooperação entre as polícias, serviços secretos e o controle da caça ilegal sejam iniciadas.

Desde o início do ano, ao menos 287 rinocerontes foram sacrificados ilegalmente, apenas com o objetivo de retirar o chifre e vendê-lo ao mercado de medicina tradicional da Ásia.

Se a morte destes animais seguir neste ritmo, especialistas afirmam que a manutenção da população dos rinocerontes ficará ameaçada nos próximos dois anos. Em 2010, foram registradas 333 mortes de espécimes, contra 13 no ano de 2007.

Chifres cortados – Para conter o avanço do crime ambiental, veterinários estão serrando os chifres de rinocerontes por meio de cirurgia, para evitar a extinção da espécie.

Desde abril, os soldados do exército regular sul-africano estão mobilizados no Parque Nacional Kruger, ao longo da fronteira com Moçambique, para tentar salvar a espécie da extinção. Em março, mais de 40 rinocerontes foram mortos. Os caçadores abandonaram as táticas primitivas e passaram a invadir o parque com rifles militares e óculos de visão noturna.

(Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário: