Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Professor explica como moscas-das-frutas surgem tão rápido

É sabido que as frutas não produzem moscas-das-frutas, mas como elas descobrem de forma tão rápida a fruta que está sobre o balcão da cozinha?

A reposta vem de Arthur M. Agnello, professor de insetologia da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida da Universidade Cornell, em Ithaca, em New York (EUA): “De certo modo, a fruta gera de fato a mosca, porque elas já estão dentro da fruta quando ela é adquirida.”

A maioria das frutas passa algum tempo em empresas empacotadoras ou instalações de armazenamento antes de serem distribuídas às lojas, explica Agnello.

Nestes estabelecimentos, geralmente existem populações de moscas-das-frutas em busca de locais para depositar seus ovos, afirma.

As frutas com cascas moles como banana e pêssego são particularmente suscetíveis. E, sobre o balcão da cozinha aquecida, os ovos eclodem rapidamente e as larvas se tornam adultas.

O período de transformação do ovo em mosca pode durar apenas de 11 a 12 dias.

Segundo Agnello, a maior parte dos produtos da agricultura contém alguns insetos ou partes de insetos.

Porém, o Departamento da Agricultura americano regulamenta que esse nível seja muito baixo e ele não pode ser comparado a condições sanitárias ruins ou insalubres. “Os insetos são na verdade apenas proteína, embora não sejam considerados parte da dieta americana”, afirma o professor. “Além disso, as larvas geralmente se alimentam de levedura, e não da fruta.”

Ele afirma que, caso não seja possível manter a fruta refrigerada, a única solução é colocar algo mais atrativo para as moscas que surgirem, como uma pequena tigela com vinagre.

(Fonte: Folha.com)

Nenhum comentário: