Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Maior usina solar do mundo entra em operação na Alemanha

Nesta semana, a Alemanha inaugurou o que está sendo considerado o maior parque de energia solar fotovoltaica (PV) do mundo, perto da cidade de Senftenberg, na região leste do país.

A parte inaugurada da usina, desenvolvida pela Saferay, tem uma capacidade de 78 megawatts e foi construída em três meses em antigas áreas de mineração a céu aberto. Esta porção do parque contém 330 mil módulos solares cristalinos e 62 estações de inversor central.

Em 2010, a Phoenix Solar completou o desenvolvimento de 18 megawatts da usina, e em agosto um projeto comissionado foi construído em paralelo à estrutura da Saferay e incluiu instalações comuns às empresas. No total, o parque solar tem uma capacidade de 166 megawatts.

Apesar da grande área que ocupa, a usina foi desenvolvida enfocando a preservação ambiental e os ecossistemas da região. “Preservamos grandes áreas de terra entre as instalações para desenvolver espaços de procriação para aves e outros animais”, declarou Torsten Käsch, diretor de gestão da Unlimited Energy, empresa que criou o projeto do parque solar.

Autor: Jéssica Lipinski - Fonte: Instituto CarbonoBrasil/Renewable Energy World

Nenhum comentário: