Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Aumento de temperatura ameaça produção de cacau, alerta estudo

Estudo do Centro Internacional para Agricultura Tropical (Ciat), sediado na Colômbia, mostra que as mudanças climáticas podem prejudicar as plantações de cacau, matéria-prima do chocolate, na África Ocidental, principal região produtora no mundo.

O instituto analisou as consequências de um aumento de 1 grau na temperatura da Costa do Marfim e de Gana até 2030, e de um acréscimo de 2,3 graus até 2050 nos mesmos países, responsáveis por quase metade do total plantado no mundo.

A conclusão é que os cacaueiros terão mais dificuldade de obter água durante a fase de crescimento dos frutos, o que impedirá seu desenvolvimento. O fruto do cacau é muito sensível ao calor. A situação é ainda mais preocupante porque a cultura é o meio de subsistência de pequenos produtores da região.

A solução para evitar o colapso do cultivo de cacau, de acordo com os autores do trabalho, é o investimento em irrigação e o desenvolvimento de frutas de cacau resistentes a maiores temperaturas.

O autor principal do estudo, Peter Laderach, aponta que o aumento da demanda pelo chocolate, associado a um declínio na produtividade devido às mudanças climáticas, pode fazer o preço do doce apreciado no mundo inteiro aumentar futuramente.

O Ciat é financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation.

(Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário: