Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Principais centros científicos sobre mudanças globais unem força

Os mais renomados programas de pesquisas mundiais, que forneceram grande parte do conhecimento atual sobre mudanças ambientais, resolveram se unir em uma estratégia integrada chamada Iniciativa para a Sustentabilidade do Sistema Terrestre (ESSI - Earth System Sustainability Initiative).

Cientistas de órgãos nacionais representando 140 países e 30 uniões internacionais científicas votaram na quarta-feira e aprovaram a medida, que segundo eles é urgente em vista da necessidade de fornecimento de informações relevantes para o desenvolvimento humano face às múltiplas ameaças ao planeta.

A união foi unanimente aceita durante um encontro do Conselho Científico Internacional (ICSU), com a presença do Conselho Internacional de Ciencia Social, do Fórum de Belmont e vários órgãos das Nações Unidas.

A ICSU declarou que o programa ESSI, com duração de dez anos, será estruturado como uma rede de pesquisas global e inovadora, altamente integrada, flexível e responsável.

A iniciativa será formalmente lançada em dois estágios, primeiramente durante a Conferência Planeta sob Pressão (Reino Unido, entre 26 e 29 de março de 2012) e posteriormente na Rio+20 (Brasil, entre 4 e 6 de junho de 2012). Um grupo de transição elaborará um plano de implementação até novembro de 2012.

Autor: Fernanda B. Müller - Fonte: Instituto CarbonoBrasil/SciDev.Net

Nenhum comentário: