Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Congestão nasal é bem mais do que um nariz entupido


Congestão nasal é bem mais do que um nariz entupido
A sensação de nariz entupido que os pacientes sentem nem sempre tem uma relação com um entupimento real. [Imagem: Wikimedia]

Nariz entupido

Cientistas descobriram que as informações sensoriais captadas do fluxo de ar inspirado contribuem para a sensação de congestão nasal - o popular "nariz entupido".

O grande problema encontrado no tratamento dessas situações é que a sensação de entupimento que os pacientes sentem nem sempre tem uma relação com um entupimento real.

A sensação desconfortável da obstrução nasal, descobriram os cientistas, tem relação direta com a temperatura e a umidade do ar inspirado, e não necessariamente com um bloqueio físico.

Este novo conhecimento vai ajudar a desenvolver tratamentos mais eficazes contra esse sintoma bastante familiar, que pode indicar a presença de condições alérgicas ou de doenças do sinus nasal.

Doença do sinus nasal

A doença do sinus nasal, normalmente causada por infecção ou pelas próprias alergias, afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O sintoma dessa doença que mais leva as pessoas a procurarem os médicos é a congestão nasal e a sensação de obstrução.

Contudo, tem sido difícil tratar esses sintomas de maneira eficiente porque a sensação que as pessoas têm de congestão nasal geralmente têm pouco a ver com uma obstrução real física do fluxo de ar.

"Com a descoberta de que a sensação de congestão nasal pode estar relacionada com o sistema sensorial, nós abrimos as portas para tratamentos mais dirigidos," diz Kai Zhao, da Universidade Monell (EUA).

Por exemplo, tratamentos eficazes podem precisar incluir a restauração da umidade e da temperatura ótimas no fluxo de ar nasal do paciente," afirma.

Resfriamento do nariz

Os cientistas demonstraram que a sensação de congestão nasal é inversamente proporcional à umidade do ar: quanto menor é a umidade do ar, maior é a sensação de congestão, embora não necessariamente o entupimento real.

A equipe levantou a hipótese de que a temperatura e a umidade interagem conforme o ar se move ao longo da cavidade nasal para influenciar o resfriamento nasal.

É este resfriamento que é detectado pelos sensores do nariz e que influencia a sensação de que o ar está sendo obstruído.

Redação do Diário da Saúde

Nenhum comentário: