Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

Semana de Ciência e Tecnologia mostra tecnologias para um futuro sustentável

Tecnologias para o futuro

Uma usina que transforma o movimento das ondas do mar em energia elétrica, um trem que levita e um ônibus movido a hidrogênio.

Para conhecer essas tecnologias inovadoras não é preciso entrar no túnel do tempo, futuro afora.

A UFRJ/Coppe vai apresentá-las na exposição "Tecnologia para um futuro sustentável", no Jardim Botânico do Rio, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O público terá a oportunidade de conferir essas tecnologias em um espaço de 120 metros quadrados que exibirá instalação multimídia e cenários interativos. Nele serão demonstradas algumas das recentes contribuições da Coppe para a construção de um futuro renovável para as próximas gerações.

Tecnologias para um futuro sustentável estão na Semana de C&T
Modelo da usina de ondas de Pecém será apresentado ao público. [Imagem: COPPE]

Usina de Ondas

A primeira tecnologia exibida na exposição é a usina de ondas do Pecém, que vai gerar energia renovável, dispensa queda d'água e tem como reservatório o próprio mar.

Ao entrar no espaço de exposição, o visitante vai mergulhar em uma sinfonia de imagens, sons e ventos que recriam o ambiente no qual a usina está instalada.

As pessoas serão sensorialmente transportadas para o litoral do Ceará, onde a usina está sendo instalada.

A sensação é de estar em meio ao oceano, projetado nas paredes, do piso ao teto, com sons de ondas e circulação de ventos que atravessam o ambiente, simulando os ventos alíseos característicos da região.

Tecnologias para um futuro sustentável estão na Semana de C&T
Ônibus a hidrogênio com tecnologia 100% brasileira. [Imagem: COPPE]

Ônibus Hidrogênio

No segundo módulo da exposição o público terá a oportunidade de conhecer como funciona o ônibus a hidrogênio, que foi desenvolvido no Laboratório de Hidrogênio da Coppe.

Este é o primeiro ônibus a hidrogênio com tecnologia 100% nacional.

O veículo silencioso tem eficiência energética muito maior do que a dos ônibus convencionais a diesel, além de ter emissão zero de poluentes.

Em vez de um motor a combustão, o ônibus a hidrogênio usa o gás em um equipamento chamado célula a combustível, que produz eletricidade que vai alimentar os motores elétricos do ônibus.

O que sai do seu cano de descarga é apenas o vapor de água produzido pela célula a combustível, tão limpa que, se condensada, poderia ser bebida.

Tecnologias para um futuro sustentável estão na Semana de C&T
Trem de levitação magnética desenvolvido na Coppe. [Imagem: COPPE]

Maglev

Outro modelo em escala reproduzirá o trem de levitação magnética desenvolvido no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe.

Conhecido como Maglev Cobra, o veículo dispensa trilhos, não polui, é econômico e eficiente no consumo de energia.

Também possui outras vantagens como a flexibilidade, que possibilita curvas mais fechadas, e a substituição de vagões por módulos. Tal mudança fará com que os passageiros tenham livre trânsito do início ao fim do veículo, o que facilita a distribuição interna dos usuários.

O público também terá a oportunidade de conhecer uma réplica de uma planta de produção de biodiesel, ver o processo da transformação de óleos vegetais em biocombustíveis, que aproveitam as abundantes matérias-primas brasileiras, e conhecer suas vantagens ambientais e econômicas.

A exposição será realizada na Praça do Centro de Visitantes do Jardim Botânico, com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1.008. A programação se estenderá de 19 a 23 de outubro, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Redação do Site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário: