Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Incêndio destrói área que equivale a 600 campos de futebol em SP

Três focos de incêndio que já duram 12 dias destruíram o equivalente a 600 campos de futebol em áreas próximas à serra do Japi, em Cabreúva (78 km de SP). A estimativa é da Defesa Civil da cidade.

Na terça-feira (27), o órgão conseguiu conter o segundo foco, mas na manhã desta quarta já foi notificado de um novo incêndio.

O fogo está em local de difícil acesso na serra dos Cristais, que integra o complexo da serra do Japi. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cabreúva, Fernando César Zarantonello, é necessário mais de uma hora de caminhada por mata densa para chegar ao local. Além disso, o incêndio está em área com mais de 45 graus de inclinação, o que dificulta o combate.

Na terça-feira (27), um helicóptero Águia da Polícia Militar e bombeiros de Jundiaí (58 km de SP) e Itupeva (73 km de SP) auxiliaram no controle do segundo foco, que tinha sido iniciado na última quinta-feira (22).

“Não temos Corpo de Bombeiros em Cabreúva, e toda ajuda é muito importante nessa hora. A situação é assustadora”, disse Zarantonello. Todo o efetivo da Defesa Civil e da Guarda Municipal têm atuado no combate ao fogo.

De acordo com Zarantonello, suspeita-se de incêndio criminoso, já que na região ainda há o costume de “limpar” pastagens com fogo, que se descontrola e atinge as áreas de preservação ambiental. Desde o início das ocorrências a Polícia Ambiental foi acionada, e um homem foi detido.

Há mais de um mês não chove na região. Não há previsão de chuva para os próximos dias, e o vento está forte. “Com isso, as labaredas ultrapassam nove metros e ficam totalmente fora de controle”, disse o coordenador.

No último sábado, foi controlado um incêndio que durou uma semana na área mais próxima a Jundiaí.

(Fonte: Marília Rocha/ Folha.com)

Nenhum comentário: