Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Descoberto na Europa vírus semelhante ao Ebola

Filovírus europeu

Cientistas norte-americanos e espanhóis descobriram o primeiro vírus do tipo filovírus nativo da Europa.

Os filovírus, que incluem os bem-conhecidos Ebola e Marburg, estão entre os patógenos mais mortais para os primatas, humanos e não-humanos.

Eles são geralmente encontrados no Leste da África e nas Filipinas.

A nova descoberta expande a distribuição geográfica natural dos filovírus, mostrando que eles podem ser mais comuns do que se acreditava.

Lloviu

O novo patógeno, similar ao Ebola, foi chamado de vírus Lloviu (LLOV).

Ele foi encontrado em morcegos no nordeste da Espanha, causando a morte dos animais.

As mortes dos animais foram registradas em 2002 na França, Espanha e Portugal, mas só agora os cientistas conseguiram rastrear suas causas em cavernas nas regiões de Astúrias e Cantabria.

"A detecção deste novo filovírus na Espanha é intrigante porque ele está completamente fora de sua área de ocorrência descrita anteriormente. Precisamos verificar se existem outros filovírus nativos da Europa e, mais importante, se e como eles causam doenças," disse Gustavo Palacios, um dos autores da identificação do Lloviu.

Importância dos morcegos

Os morcegos têm um papel importante na polinização das plantas, espalhando sementes e controlando populações de insetos.

Com isto, patógenos que atacam as populações de morcegos podem ter consequências importantes tanto ecológicas quanto indiretamente para a saúde do homem, que pode passar a ser mais atacado por insetos.

Os filovírus normalmente não deixam os morcegos doentes, mas a equipe de pesquisadores detectou o vírus Lloviu apenas em morcegos que tinham morrido e cujos tecidos mostravam sinais de uma resposta imune.

Outros 1.300 morcegos saudáveis não apresentavam o Lloviu.

Redação do Diário da Saúde

Nenhum comentário: