Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

BIOMA PAMPA

BIOMA PAMPA
Bio = vida + Oma = grupo ou massa

O NOME PAMPAS, DE ORIGEM QUECHUA (LÍNGUA INDÍGENA DA AMÉRICA DO SUL, TAMBÉM FALADA NO IMPÉRIO INCA), SIGNIFICA REGIÃO PLANA.

OS PAMPAS ABRANGEM UMA ÁREA DE 700 MIL KM2, OCUPANDO CERCA DE 2,4% DA VEGETAÇÃO BRASILEIRA.

SÃO REGIÕES PASTORÍS DE PLANÍCIES, QUE OCUPA DOIS TERÇO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, ABRANGENDO AS REGIÕES DA CAMPANHA E DA FRONTEIRA GAÚCHA, PARTE DAS REGIÕES DAS MISSÕES, CENTRAL E DA PLANÍCIE COSTEIRA DO ESTADO E SE ESTENDEM PELOS TERRITÓRIOS DO URUGUAI E DA ARGENTINA E SÃO CLASSIFICADOS COMO ESTEPE NO SISTEMA FITOGEOGRÁFICO INTERNACIONAL.

ESTÃO LOCALIZADOS ENTRE 34º E 30º LATITUDE SUL E 57° E 63° LATITUDE OESTE.

RELEVO

O relevo aplainado entre 500m e 800m de altitude, o clima subtropical, chuvas
constantes e solo fértil contribuíram para que a atividade agropecuária se desenvolvesse rapidamente, contribuindo fortemente com a economia local e de todo o país.

CLIMA

O CLIMA NOS CAMPOS SULINOS É CARACTERIZADO COM ALTAS TEMPERATURAS NO VERÃO, CHEGANDO A 35ºC, E O INVERNO É MARCADO COM GEADAS E NEVE EM ALGUMAS REGIÕES, MARCANDO TEMPERATURAS NEGATIVAS.
A PRECIPITAÇÃO ANUAL SITUA-SE EM TORNO DE 1.200 MM, COM CHUVAS CONCENTRADAS NOS MESES DE INVERNO.
O CLIMA É FRIO E ÚMIDO.

FLORA

OS PAMPAS TÊM A VEGETAÇÃO HERBÁCEA, DE 10 A 50 CM DE ALTURA, COMO VEGETAÇÃO PREDOMINANTE.
A PAISAGEM É HOMOGÊNEA E PLANA, ASSEMELHANDO-SE, PARA QUEM OS AVISTA DE LONGE, A UM IMENSO TAPETE VERDE.
AS FLORESTAS DOS CAMPOS SULINOS ABRANGEM EM SUA MAIORIA AS FLORESTAS TROPICAIS MESÓFILAS (VEGETAÇÃO DE PORTE MÉDIO A ALTO).
AS FLORESTAS SUBTROPICAIS COMPREENDEM BASICAMENTE A FLORESTA COM ARAUCÁRIA, PRESENÇA MARCANTE DO PINHEIRO-DO-PARANÁ (ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA).
E EM DIREÇÃO AO ARROIO CHUÍ, NA DIVISA COM O URUGUAI, ESTABELECE-SE UM CAMPO COM FORMAS ARBUSTIVAS SOBRE AFLORAMENTOS ROCHOSOS.

FAUNA

É UM DOS ECOSSISTEMAS MAIS RICOS EM RELAÇÃO À BIODIVERSIDADE DE ESPÉCIES ANIMAIS, CONTANDO COM ESPÉCIES ENDÊMICAS (ESPÉCIES QUE SE DESENVOLVEM NUMA REGIÃO MUITO RESTRITA), AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.39% DOS ANIMAIS SÃO ENDÊMICOS.
BORBOLETAS, RÉPTEIS, ANFÍBIOS E AVES NATIVAS. NELA SOBREVIVEM MAIS DE 20 ESPÉCIES DE PRIMATAS, A MAIOR PARTE DELAS ENDÊMICAS.

AGROPECUARIA

AS PRINCIPAIS PRODUÇÕES AGRÍCOLAS SÃO: ARROZ, MILHO, TRIGO, SOJA E UVA.
AS PRINCIPAIS CRIAÇÕES PECUÁRIAS SÃO DE BOIS E OVELHAS.
O DESENVOLVIMENTO DESORDENADO APRESENTA SÉRIOS RISCOS DE EROSÃO, ARENIZAÇÃO E A EXTINÇÃO DE VÁRIOS ANIMAIS NATIVOS.


DESVALORIZAÇÃO DO NOSSO BIOMA

ELE É O PRIMO POBRE EM RELAÇÃO ÀS ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS NO BRASIL, CHEGOU A SER CLASSIFICADO COMO UM “VAZIO ECOLÓGICO”.
É O QUE TEM MENOR REPRESENTATIVIDADE NO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC), COM APENAS 0,36% DE SEU TERRITÓRIO TRANSFORMADO EM ÁREAS DE CONSERVAÇÃO.
EXISTEM SOMENTE O PARQUE ESTADUAL DO ESPINILHO E A RESERVA BIOLÓGICA DE IBIRAPUITÃ AMBAS COM GADO SOLTO E UM SÓ FUNCIONÁRIO, QUE FICA NA SEDE DAS UNIDADES DE
CONSERVAÇÃO, LOCALIZADAS NAS CIDADES DE QUARAÍ E ALEGRETE.
TEMOS TAMBÉM A RESERVA ECOLÓGICA DO TAIN ENTRE PELOTAS E CHUI.

O PAMPA É VISTO COMO UMA VEGETAÇÃO MENOS NOBRE PORQUE APRESENTA CAMPOS NATURAIS, MAS NO BIOMA DOS PAMPAS EXIBE UM IMENSO PATRIMÔNIO CULTURAL ASSOCIADO À BIODIVERSIDADE. UM LEVANTAMENTO FEITO PELA EMBRAPA ENCONTROU MAIS DE 800 ESPÉCIES DE GRAMÍNEAS E MAIS DE 200 DE LEGUMINOSAS, FORRAGEIRAS NATIVAS, ALTAMENTE PRODUTIVAS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/agressoes-ambientais/rico-e-diverso-o-pampa-gaucho-e-o-bioma-menos-protegido-do-brasil-7312.asp
http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/pampas
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/agressoes-ambientais/rico-e-diverso-o-pampa-gaucho-e-o-bioma-menos-protegido-do-brasil-7312.asp
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/campos_do_sul.html http://www.apadescalvado.cnpm.embrapa.br/mesof.html

BIÓLOGO
JOSÉ CARLOS DA FONSECA MACIEL

Nenhum comentário: