Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DICAS ECOLOGICAS

AMACIANTE DE ROUPAS ECOLOGICO

5 litros de Água 4 colheres de Glicerina 1 Sabonete cheiroso ralado 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.

Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas.
Mexer bem até misturar e depois engarrafar.



MOFO E UMIDADE.

O mofo nada mais é que a reprodução de fungos. “Esporos do fungo ficam pelo ar e são trazidos para a casa nas roupas, nos pêlos dos animais ou pelo vento”. O fungo procura nutrientes como madeiras, papel, matéria orgânica (restos de comida, por exemplo) e ácaro.
É por isso que o interior de armários e paredes de banheiros e cozinhas são os locais onde mais se reproduz o bolor.
Dependendo da quantidade de mofo e das espécies de fungos que o formaram, quem vive em um local infestado pode sofrer com ele.
“O bolor pode causar sinusite crônica e piorar quadros de asma. Alérgicos, mais do que outras pessoas, precisam ficar atentos”.
Uma dica básica para quem tem esse problema em casa é deixar o sol entrar.
Em dias ensolarados, lembre-se de deixar as janelas e as portas de armários abertas, nem que seja por 15 minutos. Antes de planejar móveis, ambientes úmidos devem ser levados em conta. Armários embutidos é um chamariz para o mofo. O ideal é ter móveis que não fiquem encostados na parede e que de vez em quando possam ser arrastados para deixar espaço para ventilação.
Mas se a opção for por móveis embutidos, é bom colocar um isolante entre o armário e a parede, como placas de isopor. Aparelhos de ar condicionado precisam ser constantemente limpos porque filtro sujo é fonte de alimentação para fungos, em função dos ácaros que gostam desses ambientes.

DICAS:

Aquele mesmo giz usado para escrever em quadro escolar, absorve umidade. Precisa ser constantementre trocado, O giz também absorve, mas causa outro problema. “Ele prende a água e vira uma paçoca, difícil de limpar depois”. Antimofo elétrico, sem química. É vendido no Paraná somente pela internet pelos sites www.lojadolar.com.br e www.albrasil.com.br. R$ 30
As substâncias silica gel e cloreto de cálcio são as mais apropriadas para absorver umidade.
Pode-se fazer antimofo de armário em casa, comprando cloreto de cálcio. Empresas que vendem produtos químicos para atacado comercializam também para o varejo. Uma pequena quantidade de cloreto de cálcio pode ser colocada em potes plásticos e isoladas com uma tampa ou papel toalha. O produto pode ser manuseado sem problemas dermatológico, mas é tóxico e por isso é importante manter esse material longe do alcance das crianças.

CAL VIRGEM
Coloque um pouco de cal virgem em um vidro (que tenha uma boa base ou numa região pouco usada, para evitar acidentes) destampado ou com tampa de pano amarrado, dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá toda a umidade, mas é necessário trocar a cal a cada dois ou três meses.

BICARBONATO DE SÓDIO
Coloque bicarbonato de sódio em um saleiro ajuda a tira a umidade das gavetas.

TIRAR O CHEIRO DE MOFO DO GUARDA-ROUPA

Ferva um litro de vinagre de álcool e coloque numa vasilha sem tampa, coloque dentro do guarda-roupa, feche as portas por 3 horas. Depois que retirar a vasilha, passe um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel.
Deixe-o aberto por várias horas para que seque-o bem, ou para agilizar coloque um ventilador ligado girando de frente para as portas do guarda-roupas. Lembre-se, só depois de bem seco, feche as portas.

PARA O QUARTO

Ferva 1/2 litro água + 1/2 litro de vinagre de álcool, ponha numa bacia ainda quente e ponha no meio do quarto, caso tenha janelas no quarto, deixe-as abertas. Você pode perfumar seu quarto pulverizando seu perfume ou uma colônia na lâmpada do teto ou na lâmpada do abajur, todas as vezes que você acendê-las, elas exalarão o perfume.

PARA AS ROUPAS

Para que a roupa não fique impregnada com cheiro de mofo, coloque cascas de laranja ou de cidra para secar por alguns dias e coloque-as no roupeiro.

DICA MINHA:

Aquele carvão do churrasco também serve para tirar a umidade do guarda roupa, quebre o carvão em pequenos pedacinhos e coloque em um pote ou saleiros dentro dos armários, se você não tem saleiro sobrando você pode pegar os potes de desodorante que você vai jogar fora (reutilizar) tirar aquela bola (rolon) e lava-los e seca-los, colocar o carvão dentro e fazer vários furos na tampa. Você também pode colocar cascas de laranjas secas ou algumas gotas de seu perfume preferido, junto com o carvão isto além de tirar a umidade vai dar um cheirinho no armário.

Nenhum comentário: