Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Para enfrentar dores nas costas, mexa-se

Enfrente a dor

Se você tem dores nas costas, mexa-se.

Este é o conselho da Dra. Patricia Olaya-Contreras, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

Pacientes com lombalgia aguda, que foram aconselhados a permanecer ativos apesar da dor, se saíram melhor do que aqueles que foram orientados a ajustar a sua atividade física em conformidade com sua dor.

Sensação da dor

Apesar de relatar mais dor, o grupo que foi aconselhado a ser tão ativo quanto possível recuperou-se mais rapidamente e não se sentiu deprimido no final do estudo.

"A outra categoria, que tinha sido aconselhada desde o início para ajustar a sua atividade conforme sua dor, eram menos móveis e levemente deprimidos em comparação com os pacientes que estavam ativos," disse Patricia.

Ela acredita que isto pode ocorrer porque pessoas que ficam deprimidas e sentem dor têm uma sensação mais aguda da dor.

Outra explicação pode ser que, quanto mais aguda a dor é percebida, menos uma pessoa quer ou é capaz de se mover.

Espiral descendente

"Eu acredito que, se você está sofrendo com dor lombar aguda, você deve tentar permanecer tão ativo quanto possível e levar sua vida diária tão normal quanto puder.

"Se você não se mantiver em movimento, é fácil ficar trancado em uma espiral descendente, conforme a inatividade combinada com a dor pode, em um cenário de pior caso, se transformar em incapacidade a longo prazo e uma incapacidade de trabalho que, por sua vez, pode levar à depressão e mais dor," diz a pesquisadora.

Redação do Diário da Saúde

Nenhum comentário: