Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Esgoto humano tem milhares de vírus desconhecidos

Uma pesquisa publicada na semana passada no periódico científico mBio mostrou que há uma série de potenciais ameaças invisíveis escondidas nos esgotos humanos.

Cientistas liderados por James Pips, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, resolveram pesquisar o esgoto bruto nas cidades de Pittsburgh (Estados Unidos), Barcelona (Espanha) e Addis Ababa (Etiópia). O resultado: detectaram 234 vírus conhecidos pelo homem e a assinatura genética de milhares ainda desconhecidos.

De acordo com os cientistas, alguns podem ser oportunistas apenas esperando um enfraquecimento do sistema imunológico para agir. Outros pode ser até benéficos. Mas o fato é que ninguém sabe ainda qual a função deles.

“Esgoto é uma fonte rica de novos vírus, mas ainda assim limitada. [...] A terra é rica em diferentes biomas, cada um com uma imensa diversidade de espécies hospedeiras e seus vírus. A exploração deste universo apenas começou”, afirmaram os pesquisadores no artigo.

Entre os vírus conhecidos encontrados estavam o responsável pela gastroenterite, uma infecção cujos sintomas são cólicas intestinais, diarreia e vômito.

O próximo passo da pesquisa será ampliar as áreas de estudo para comparar e verificar os resultados.

(Fonte: Alessandro Greco/ Portal iG)

Nenhum comentário: