Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pesquisa mostra como o corpo humano combate o vírus da dengue

Uma pesquisa publicada na edição online desta terça (13) da revista científica “mBio” traz uma novidade sobre como o corpo humano responde ao vírus da dengue. Uma proteína chamada lectina de aglutinação à manose (MBL, na sigla em inglês), é capaz de identificar o vírus para atacá-lo.

Hoje, não existe nenhum remédio específico para a dengue; o que os médicos fazem é controlar os sintomas que ela causa. Os cientistas tentam também criar uma vacina para a doença, mas ainda não conseguiram.

Até essa descoberta, os cientistas sabiam que o sistema imunológico conseguia se livrar do vírus, mas nunca tinham entendido o processo em detalhes. O que a MBL faz é identificar moléculas de açúcar presentes ao redor do vírus. Uma vez que o corpo estranho é detectado, os anticorpos reagem e matam os vírus.

O nível de MBL no sangue varia de pessoa para pessoa. Isso pode explicar porque alguns pacientes são bem mais resistentes que outros em relação à dengue. Além disso, a descoberta pode levar à criação de medicamentos que ajudem a eliminar o vírus.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: