Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Com mais de 40°C em Uruguaiana, RS registra a maior temperatura do ano

O Rio Grande do Sul registrou nesta terça-feira, por volta das 17h, a maior temperatura do ano. O termômetro marcou 40,9°C em Uruguaiana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então, a máxima de 2011 havia sido registrada no dia 17 de março, quando marcou 38,5 em São Gabriel.

Em outras regiões do Estado os termômetros também ficaram perto dos 40°C na tarde desta terça-feira (20).

Na Fronteira Oeste, por exemplo, fez 40,1°C em Quaraí, 39,4°C em Santana do Livramento, 38,2°C em São Borja e 38°C em Alegrete.

No centro do Estado, o termômetro marcou 39,3°C em São Gabriel e 38,7 em Santa Maria. Na Capital, a máxima chegou a 35,7°C. No Vale do Sinos, a cidade de Campo Bom registrou calor superior a 32°C.

A dois dias do início do verão, a onda de calor é provocada por uma massa de ar seco e quente que atua sobre toda região central da América do Sul. Para o período entre quarta e quinta-feira é previsto o ápice do calor no RS.

“Nas próximas horas, quando anoitecer, a temperatura vai cair naturalmente. Mas essas condições de calor permanecem no Estado pelo menos até a chegada da chuva, na sexta-feira”, explicou o meteorologista da RBS Cléo Kuhn.

No extremo-sul do Estado, por volta das 16h, o clima foi mais ameno. Fez 25,3°C em Santa Vitória do Palmar. Já em em Rio Grande o termômetro marcou 26,6°C. Em Pelotas, no entanto, o termômetro passou dos 31°C.

“Como o centro da massa de ar quente é o Paraguai, o sul gaúcho não é tão afetado”, concluiu Cléo Kuhn.

Fim de semana de Natal – Na sexta-feira, os termômetros terão um declínio de mais de 15 graus: pode fazer no máximo 22ºC em algumas regiões. RS terá chuva. No sábado, na véspera de Natal, pode ocorrer chuva passageira em todo o Rio Grande do Sul, mas com baixos acumulados. Entre domingo e segunda-feira o tempo volta a abrir e a temperatura sobe novamente.

(Fonte: Zero Hora/RS)

Nenhum comentário: