Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cientistas do Brasil fazem expedição até o Polo Sul para estudar clima

Cientistas brasileiros e chilenos iniciaram nesta sexta-feira (16) uma viagem ao Polo Sul, justo quando se completam 100 anos da chegada do explorador norueguês Roald Amundsen, para extrair um cilindro de gelo que permitirá compreender a evolução do clima nos últimos 500 anos.

Segundo informou o Instituto Antártico Chileno (Inach), a expedição, composta por 15 brasileiros e dois chilenos, partirá nesta sexta da cidade chilena de Punta Arenas, no extremo sul do continente americano. O grupo viajará ao Círculo Polar Antártico e chegará à geleira União, situada na Cordilheira Heritage, nas montanhas Ellsworth, onde deve permanecer por 35 dias sob a temperatura de 35 graus negativos.

Lá os pesquisadores extrairão um cilindro de gelo que está a 150 metros de profundidade, tomarão mostras do ar para analisar seus componentes e desenvolverão estudos de geomorfologia da geleira para conhecer os processos que originam seu relevo.

Segundo explica o cientista brasileiro Jefferson Simões, o estudo do cilindro de gelo permitirá saber como se desenvolveu a história do clima dos últimos 500 anos na Antártida, a fim de ligar as informações com o clima da América do Sul.

O projeto tem um custo de US$ 1 milhão para um período de três anos e também conta com as participações de Estados Unidos e Nova Zelândia.

(Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário: