Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

Nova tecnologia de desinfecção limpa de hospitais a navios

Desinfecção rápida

Cientistas canadenses desenvolveram uma nova técnica que promete alterar radicalmente a forma como são desinfetados hospitais, hotéis, prédios públicos e... até navios.

"Este é o futuro, porque muitas mortes em hospitais podem ser evitadas com melhores técnicas de limpeza e desinfecção," afirma o Dr. Dick Zoutman, da Universidade de Queens.

A nova tecnologia envolve a aspersão de um vapor especial, fácil de fabricar e de baixo custo, no interior do ambiente a ser esterilizado - e esperar cerca de uma hora para que as bactérias e outros patógenos sejam exterminados.

Esterilização a vapor

A limpeza a vapor usa uma mistura de ozônio e peróxido de hidrogênio, imitando o que a própria natureza faz em nosso corpo para eliminar bactérias.

Quando um anticorpo ataca um germe, ele gera ozônio e uma quantidade muito pequena de peróxido de hidrogênio, gerando um composto altamente reativo que é letal para bactérias, vírus e fungos.

Já existem outras tecnologias de desinfecção que usam o bombeamento de um gás no interior do ambiente, mas o novo método é o primeiro a alcançar um nível de esterilização equivalente à realizada em instrumentos cirúrgicos.

Ela também deixa um agradável odor no ambiente e não danifica os equipamentos médicos, facilitando a aplicação ao dispensar que todos os equipamentos sejam "plastificados" antes do procedimento.

Ácaros em colchões

O Dr. Zoutmam afirma que a tecnologia também poderá ser usada em cozinhas, restaurantes, fábricas e em navios de cruzeiro, que frequentemente sofrem de surtos de infecção por bactérias e norovírus.

A grande vantagem é que tudo na sala fica desinfetado, incluindo piso, paredes, teto e móveis, incluindo todas as suas reentrâncias - até ácaros em colchões foram mortos.

Redação do Diário da Saúde

Nenhum comentário: