Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Impactos resultantes das mudanças climáticas.

Os tornados que ocorrem no sul do país bem como os processos de desertificação são efeitos diretos que causam impactos perceptíveis como áreas em que a habitação seja bastante rudimentar ou mesmo inviável, além da destruição de estradas e meios de ligação.


Os impactos resultantes das mudanças climáticas são, da mesma forma que a adaptação do planeta inevitável, de efeitos catastróficos para toda civilização humana a curto e longo prazo.

Naturalmente que com o aquecimento global as geleiras nos polos e topos de cordilheiras tendem a derreter e com isso de imediato temos a redução de áreas costeiras como as que se localizam na beira do mar e dos rios, ou seja, cidades de impacto social e econômico vitais (Rio de Janeiro, Londres, Nova York entre outras).

Além do aumento do nível do mar sempre há ainda os fatores de desiquilíbrio colaterais resultante desses fatores, pois como se trata de um evento adaptativo toda uma cadeia de mudanças tende a acontecer e portanto o surgimento de novos furacões resultante de mudanças de correntes de vento e surgimento de novas áreas de alagamentos, nevascas, desertificação e secas prolongadas tendem a deixar a vida no planeta mais difícil trazendo crises econômicas em setores estratégicos como o agro-pecuário e o imobiliário. Com o passar do tempo o número de áreas ecúmenas tendem a diminuir e com isso países que já não contam com muita, mas de influência econômica poderosa tendem a entrar em grandes crises como a China e Japão.

Possivelmente tais impactos ainda, sob uma perspectiva prática seja de fato bastante sutis para se sentir aqui, mas outros de consequências bem mais práticas e locais fossem (e possivelmente já o sejam) mais perceptíveis. Os tornados que ocorrem no sul do país bem como os processos de desertificação são efeitos diretos que causam impactos perceptíveis como áreas em que a habitação seja bastante rudimentar ou mesmo inviável, além da destruição de estradas e meios de ligação. Além disso o microclima em ambientes urbanos tendem também a subir.

Essa mudança nos microclimas urbanos causam efeitos secundários como deterioração do sistema sanitário e aumento de diversas doenças respiratórias, cardíacas bem como um consumo acelerado do consumo de recursos hídricos

Por Marcelo Hammoud

Nenhum comentário: