Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Rio Grande do Sul constrói a Rede Clima Fapergs

Rede atuará na realização de estudos sobre a vulnerabilidade do estado nas mudanças climáticas, além de estudar alternativas de adaptação frente a essas mudanças.


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) realizou o 1º Workshop Rede Clima na semana passada. O workshop foi na terça-feira, dia 21, e na quarta, dia 22. A criação da rede é fruto de sugestões da comunidade científica, com a intenção de induzir projetos de pesquisa voltados para o estudo das mudanças climáticas. O objetivo da rede é gerar e disseminar conhecimento e tecnologia para que o estado possa responder às demandas e aos desafios provocados pelas mudanças climáticas globais.

A Fapergs pretende que a rede atue na realização de estudos sobre a vulnerabilidade do estado nas mudanças climáticas, além de estudar alternativas de adaptação dos sistemas sociais, econômicos e naturais frente a essas mudanças. Abrindo o encontro, o diretor administrativo da Fapergs Jôni Franck Nunes Costa falou sobre o papel da Fundação no fomento à pesquisa em diversos segmentos, destacando o ano de 2010 como um dos mais produtivos em termos de lançamentos de editais, visando contemplar as demandas da comunidade científica. O secretario da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, deu as boas-vindas a todos, salientando a importância do evento.

O diretor Científico da Fapergs, Osvaldo Luís Leal de Moraes, apresentou a proposta do workshop, destacando que interligar todos os agentes que estudam mudanças climáticas é fundamental para que o estado possa estar preparado para agir e buscar alternativas para uma adaptação dos sistemas sociais frente às mudanças do clima.

No primeiro dia do encontro, foram apresentadas diversas temáticas de pesquisa, como: a climatologia no Rio Grande do Sul e as perspectivas de mudanças climáticas no Estado; a modelagem numérica e as simulações climáticas; estoques de carbono, emissão de gases de efeito estufa em áreas do Bioma Pampa; sensoriamento remoto; recursos hídricos e oceonografia.

No dia seguinte, o evento teve sequência, na Secretaria da Ciência e Tecnologia (SCT), encerrando com uma plenária e o encaminhamento de um documento que vai servir para interligar os atores da Rede Clima. Desse encontro, participaram pesquisadores e representantes de instituições de ensino e pesquisa do estado com a finalidade de discutir o planejamento e gestão desse futuro programa da Fapergs.

Fapergs/EcoAgência

Nenhum comentário: