Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Professora transforma óleo usado em projeto de educação ambiental e festa na escola

O óleo usado que estava predestinado a poluir o ambiente, na região do bairro João de Barro, em Rondonópolis, é transformado em sabão líquido de boa qualidade e aulas diferenciadas, nas diversas disciplinas dos primeiro anos do ensino fundamental, na Escola Municipal Alcides Pereira Santos. O lucro obtido assegura a alegria de uma festa de aniversário para os alunos que não comemoram a data fora da escola.

A iniciativa é da pedagoga Maria Mazarelo de Oliveira Figueiredo que se sensibilizou com a história de um aluno, no ano passado e decidiu colocar a mão na massa e fazer a diferença. O menino confessou que nunca tinha ganhado uma festa de aniversário e a professora conseguiu proporcionar a alegria ao aluno fazendo sabão para vender entre os funcionários da escola e a comunidade do bairro.

Maria Mazarelo conta que começou o projeto arrecadando o óleo usado entre os moradores do bairro. Na sala de aula, ela conta com o apoio dos demais professores para transformar o esforço em aulas de educação ambiental, linguagem, geografia e matemática, por exemplo.

Na primeira lição relacionada ao projeto, as crianças aprenderam a receita do sabão que tem como principal ingrediente o óleo usado e repassaram aos pais. Depois de produzir o sabão, com a ajuda de uma das mães, a professora lançou um concurso entre os estudantes para escolher a marca e o slogan do produto.

O sabão recebeu o nome de “máxima limpeza” e o slogan definido chama a atenção para o objetivo de comemorar o aniversário das crianças com a seguinte frase: “se você quer uma festa de verdade use máxima limpeza”.

Os prejuízos ambientais causados pelo óleo jogado na natureza foi tema de aulas de geografia. Os gastos, a cotação e a tabela de preço foram calculados nas aulas de matemática. Agora os alunos se unem para fazer a divulgação do sabão dentro e fora da escola.

Disposta a trabalhar em prol da alegria dos alunos, a professora produz 60 litros de sabão a cada dois meses e realiza uma festa de aniversário coletiva a cada semestre. As crianças aprendem também na hora de comprar os ingredientes da festa. Maria Mazarelo conta que eles participam da cotação de preço e definição do cardápio que inclui bolo, refrigerante, brigadeiro e o colorido de balões e chapeuzinhos.

A iniciativa acabou servindo de exemplo para outros professores e alunos da escola que resolveram unir ações de preservação ambiental com a alegria de comemorar o aniversário da garotada. A escola conta também com projetos de coleta de material reciclável e reflorestamento.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=31&id=125884

Nenhum comentário: