Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

03 de setembro dia do Biólogo.

PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS BIÓLOGOS!

Ser biólogo é uma profissão muito importante, pois é o estudioso dos seres vivos, sua morfologia
– sua forma; sua organização
– anatomia; seus tecidos
– histologia; suas células – citologia, seu funcionamento
– fisiologia, as doenças que acometem os seres vivos
– patologia; sua relação com o meio ambiente
– ecologia, dentre outras áreas.

A regulamentação da profissão se deu em 1979, através da Lei 6.684, implementada no dia 03 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional.

Registros mostram que a primeira classificação dos animais foi feita pelo grego Aristóteles, onde o mesmo conseguiu catalogar cerca de quinhentas espécies.

Sobre a anatomia humana, em 1316, foi lançado o primeiro livro, através de estudos do professor Mondino de Luzzi, professor da escola italiana de medicina, em Bolonha.

Um dos fatos mais importantes e consideráveis foi a Teoria da Evolução, criada pelos biólogos ingleses Darwin e Russel, comprovando que o organismo de animais e plantas passa constantemente por alterações.

Porém, o maior destaque da biologia foi feito em 1944, através da descoberta do DNA (ácido desoxirribonucleico), pelo bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery, através da identificação do código genético que cada ser vivo possui, determinando suas características, sua herança genética.

As áreas de atuação de um profissional formado em biologia são muitas, desde professor de ciências, a partir do 5º ano, ensino médio e universidades,fazer estudos das plantas (botânico); fazer estudos dos animais (zoólogo); estudar os seres marinhos, ecologia e meio ambiente, ou ainda fazer estudos de seres microscópicos, através da microbiologia.
Também trabalham com a aplicação das técnicas de controle de pragas e, principalmente, pela preservação do meio ambiente, além de realizar exames e verificar doenças genéticas.

A ética desse profissional deve estar baseada, antes de tudo, no princípio da vida, bem com na preservação das espécies, do meio ambiente, na cultura de sustentabilidade que tanto se fala hoje em dia.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: