Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lançada programação da Semana da Água 2010

O NEJ-RS é apoiador da Semana da Água e realiza a Terça Ecológica de setembro no dia 28. O Professor da UFRGS e Doutor em Ecologia Paulo Brack vai falar sobre "Licenciamento ambiental de hidrelétricas do Brasil: inteligência X transgressão". Será às 19h no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, campus Saúde. A entrada é franca


A programação oficial da 17ª Semana Interamericana da Água e 10ª Semana Estadual da Água foi lançada na sexta-feira, dia 17, com um café da manhã para convidados e jornalistas na sede Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Este ano, o tema da Semana é “Água – incolor, inodora, insípida e indispensável”. O Núcleo de Ecojornalistas do RS é apoiador da Semana da Água e realiza a Terça Ecológica de setembro no dia 28, incluída na programação do evento. O Professor da UFRGS e Doutor em Ecologia Paulo Brack vai falar sobre "Licenciamento ambiental de hidrelétricas do Brasil: inteligência X transgressão". Será às 19h no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, campus Saúde. A entrada é franca.

A Semana da Água é promovida todos os anos pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), com a parceria da Sema, da Corsan e do Dmae, e com o apoio de órgãos estaduais, municipais e entidades privadas. Normalmente a celebração inicia no Dia Interamericano da Água, primeiro sábado de outubro, mas este ano foi antecipada para o período de 25 de setembro a 2 de outubro, para não coincidir com o período eleitoral.

A abertura oficial será em Pelotas, dia 25 de setembro, às 14h, no auditório do Colégio Gonzaga, e o encerramento oficial será no dia 30 de setembro, às 10h, na Praça Mallet, em Santa Maria, embora muitas das atividades prossigam até o início de outubro. Estima-se que mais de 1,3 milhão de gaúchos participarão das cerca de 1.600 atividades que serão desenvolvidas por mais de 900 instituições e empresas ligadas ao setor de saneamento ou interessadas na preservação do ambiente natural. Entre elas estão escolas, clubes de serviço, organizações governamentais e não governamentais, e comitês de bacia.

O destaque desta edição é o incentivo à expansão dessa celebração a cada um dos 496 municípios do Rio Grande do Sul. Para isso, a Abes-RS solicita às prefeituras gaúchas que aproveitem o período para instituir por lei a Semana Municipal da Água. No início do ano, com o apoio da Famurs, a Abes-RS distribuiu uma cartilha com dados e indicações para a criação da Semana Municipal da Água com a participação de entidades locais ligadas à defesa do ambiente natural.

Dia Interamericano da Água (DIAA) foi instituído em 1992 pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas), com apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis), e pela Associação Caribenha de Água e Águas Residuais (CWWA). E foi celebrado pela primeira vez no Brasil em 1993 aqui no Rio Grande do Sul, por iniciativa da seção gaúcha da Abes, entidade que é o capítulo brasileiro da Aidis. A Abes-RS também promoveu a primeira edição da Semana Interamericana da Água, em outubro de 1994.

Conferir a programação: http://www.abes-rs.org.br/semana_da_agua/index.htm

Assessoria da Abes-RS - EcoAgência

Nenhum comentário: