Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Querência/MT sai da lista de municípios que mais desmatam a Amazônia

Querência, no Mato Grosso, é o primeiro município matogrossense a sair da lista dos 42 municípios que mais desmatam a Amazônia. Estas localidades são alvo de ações como a fiscalização ambiental, a regularização fundiária e as iniciativas da Operação Arco Verde – que levam alternativas econômicas sustentáveis e promovem a conservação da floresta.

Nesta segunda feira (25) foi publicada a Portaria 139 no D.O.U retirando Querência da lista dos que mais desmatam e passando-a para a lista daqueles municípios com desmatamento monitorado e sob controle, junto com Paragominas (PA), que foi o primeiro a alcançar esse benefício.

Querência deverá ser uma das localidades prioritárias a receber incentivos econômicos e fiscais, além de planos, programas e projetos da União voltados para o desenvolvimento econômico e social da região em bases sustentáveis.

O município conseguiu reduzir o nível de desmatamento significativamente nos últimos dez anos, registrando uma queda de 477,1 km² de área desmatada em 2000 para 21 km² em 2010. Além disso, possui hoje mais de 80% do seu território passível de Cadastramento Ambiental Rural (CAR) registrados dentro do órgão estadual de meio ambiente.

“O trabalho feito pelos produtores rurais de Querência com o apoio de várias organizações sociais em favor da recuperação de áreas desmatadas é mais um exemplo de que é possível sim conciliar produção agropecuária e a conservação do meio ambiente”, disse Mauro Pires, Diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do MMA.

Se Alta Floresta (MT) também conseguir atingir o número de 80% de sua área com Cadastramento Ambiental Rural na Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, poderá se tornar o próximo município do estado a sair da lista dos maiores devastadores da Amazônia.

(Fonte: Carine Corrêa/ MMA)

Nenhum comentário: