Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Acadêmicos querem mudança de nome científico de novas espécies

Um grupo de acadêmicos que pertencem a duas instituições científicas renomadas – a Universidade Yale e o Instituto Smithsonian – vai defender, nesta sexta-feira (15), a mudança na nomenclatura científica das espécies recém-descobertas.

Pesquisadores envolvidos com a descoberta de fósseis, micro-organismos, peixes, aves e outras criaturas atestam que encontram dificuldades para dar nomes precisos, mas não há unanimidade na aposentadoria da norma que vigora há quase três séculos.

Segundo os que defendem a troca, a orientação tradicional desenvolvida há 275 anos pelo botânico sueco Carl Linnaeus não seria a mais correta pelo volume atual de informações disponíveis sobre a biodiversidade.

Linnaeus utilizou uma divisão de espécies com nomes latinos, como o Homo sapiens para humanos, com grupos que têm as características físicas como base.

A proposta dos acadêmicos é substituir o sistema de Linnaeus por um novo, o PhyloCode (abreviação inglesa para “código filogenético”, baseado nas relações evolutivas entre as espécies), em que as formas de vida seriam classificadas por ancestrais comuns e princípios de Darwin – em outras palavras, pela árvore genealógica molecular.

A mudança no nome de uma espécie seria uma forma de “correção” e ocorreria nos casos em que o novo nome refletisse o conhecimento adquirido até agora sobre as relações evolucionárias.

O assunto será debatido em uma conferência na Universidade Yale, com a ala pró e contra à adoção do PhyloCode.

(Fonte: Folha.com)

Nenhum comentário: