Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Embrapa lança site científico voltado para público infantil

Proporcionar conteúdo científico de qualidade às crianças brasileiras por meio de uma linguagem adaptada ao público infantil é o principal objetivo do site Contando Ciência na Web (http://ccw.sct.embrapa.br/), iniciativa lançada no início de abril pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), instituição vinculada ao Ministério da Agricultura.

O site reúne algumas das principais tecnologias de cada centro de pesquisa da Embrapa. Esses centros são apresentados em formatos variados, como jogos e livros virtuais, com linguagem adaptada ao público infantil. Para desenvolver a ferramenta na internet, equipes multidisciplinares de profissionais estiveram envolvidas no projeto durante cerca de dois anos. Segundo o órgão, foram testadas as formas mais adequadas de organização das informações para melhor entendimento de parte do público-alvo desejado.

Além das crianças, os testes contaram com o acompanhamento de uma comissão de especialistas e de pesquisadores do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Universidade de Brasília (UnB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A principal característica do site é a interatividade. Cada item do menu é gerido por uma unidade da Embrapa. Nas sessões “Você sabia”, “Conheça a Embrapa”, “Brinque com Ciência”, “Biblioteca” e o “Glossário” é possível aprender um pouco mais sobre o universo científico e o mundo da pesquisa. Já no “Bloguinho”, as crianças podem trocar ideias com pesquisadores sobre diversos temas.

Entre alguns dos temas abordados no site, estão a importância da destinação adequada do lixo, preservação da biodiversidade e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável.

(Fonte: Portal Terra)

Nenhum comentário: