Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Para evitar fome, FAO lança aliança contra degradação dos solos

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou nesta quarta-feira (7) uma Aliança mundial para os solos, no intuito de evitar a degradação e possíveis ameaças à segurança alimentar do planeta.

De acordo com o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, “o solo é um componente essencial dos sistemas de produção e dos ecossistemas terrestres”.

Durante encontro realizado em Roma, na Itália, Diouf ressaltou que a chamada “Aliança Mundial dos solos para a segurança alimentar e adaptação às mudanças climáticas” vai oferecer soluções e técnicas de proteção e gestão, ajudando a mobilizar recursos e competências para programas.

Dados da FAO apontam que somente na África, 6,3 milhões de hectares de terras agrícolas deterioradas perderam sua fertilidade e devem ser regeneradas para satisfazer a demanda por alimentos de uma população que pode dobrar de tamanho nos próximos 40 anos.

A crise atual no Chifre da África se deve a políticas e práticas inadequadas de gestão dos solos e da água, que se agregam aos problemas de segurança e governança, segundo a ONU.

(Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário: