Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alemanha bate recorde na produção de energias renováveis


A Associação Federal da Economia da Energia e a Água (BDEW) anunciou segunda-feira, 29 de agosto, que as energias renováveis atingiram 20,8% da produção elétrica alemã na primeira metade de 2011 – número recorde para a primeira economia européia.

A produção de fontes renováveis supôs um total de 57.3 bilhões de kilowatt/hora nesse período. No mesmo período do ano passado a fabricação atingiu 50,4 bilhões de kilowatt/hora (18,3% do total). A energia eólica representou, concretamente, 7,5% da produção elétrica total entre janeiro e julho, seguida pela biomassa (5,6%), a solar (3,5%) e a hidrelétrica (3,3%).

O Executivo federal assegurou que, até 2020 pelo menos 35% da energia consumida na Alemanha, será derivada de fontes renováveis.

Segundo o comissário europeu de Energia, democrata-cristão Günther Oettinger, o modelo energético alemão é exemplar, porém é necessário um alerta aos custos do “blecaute” nuclear aprovado recentemente no país.

“Azeitonas e queijo de cabra não bastam”, acrescentou Oettinger ao se referir ao congresso sobre energias renováveis realizado em Berlim. No evento o comissário solicitou aos países do sul da Europa a instalação de mais parques solares para aproveitar o potencial desta energia em seus territórios.

(EcoD)


Nenhum comentário: