Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Solução com açúcar pode reduzir população de transmissor da Malária

Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, descobriram um método que emprega açúcar misturado a inseticidas inofensivos ao seres humanos que pode diminuir a população de mosquitos transmissores de doenças como a malária e a dengue.

Os pesquisadores conseguiram observar que as fêmeas de mosquitos, para conseguir desovar, necessitam de ferro e proteína obtidos no sangue humano. Entretanto, quando não o conseguem, procuram o néctar de flores, além de frutos maduros ou em decomposição.

A partir deste fato, Yosef Schlein e Günter C. Müller, da unidade de microbiologia e genética molecular da universidade israelense, produziram iscas tóxicas de açúcar, que podem ser implementadas em diversos locais, sem afetar os humanos.

De acordo com os especialistas, a mistura consegue diminuir até 90% dos insetos transmissores de doenças que estariam em zonas áridas da África ou Ásia, principais regiões que sofrem com a mortalidade de pessoas em decorrência da malária e dengue.

Teste feito em um pequeno oásis no deserto próximo ao Mar Vermelho apontou queda na quantidade de mosquitos, eliminando praticamente todas as fêmeas mais velhas, consideradas as mais perigosas. Os cientistas borrifaram uma mistura de água, açúcar e um inseticida bacteriano considerado inofensivo aos humanos.

O experimento obteve financiamento de US$ 1 milhão da Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos para expandir esta ação considerada barata para diversas áreas.

(Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário: