Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bahia confirma surto de meningite do tipo C

A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou nesta segunda-feira (12) um surto de meningite do tipo C (forma mais grave da doença) no estado. A secretaria informou que sete casos da doença foram registrados na região desde o último dia 4. Dos sete contaminados, três morreram e quatro estão internados. O número, de acordo com especialistas, aponta para um surto.

Todos os casos de meningite registrados na Bahia se concentraram no Complexo Hoteleiro de Sauípe – na Costa Norte do estado. A região é uma das mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros e onde ocorre o campeonato de tênis Brasil Open.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, os casos confirmados de meningite envolvem funcionários de hotéis. A secretaria divulgou nesta segunda-feira nota informando detalhes sobre a doença e os contaminados. Logo que surgiu o primeiro caso da doença, as autoridades estaduais se uniram às secretarias municipais de Saúde de Camaçari, Mata de São João e Entre Rios.

Nas três regiões foi iniciado um trabalho de quimioprofilaxia – quando se usa medicamentos da quimioterapia para tentar controlar a doença. O tratamento é destinado às pessoas que tiveram contato direto com quem apresentou os sintomas da meningite tipo C.

Segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia, todos os funcionários do Complexo Hoteleiro Sauípe foram vacinados para evitar o surgimento de novos casos. No total, 1,8 mil pessoas receberam medicação. De acordo com a secretaria, nas últimas 24 horas não houve registros de novos casos.

Especialistas dizem que a meningite pode atacar pessoas de qualquer idade. Os sintomas são febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca a endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo.

(Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: