Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pesquisa aponta que mais americanos creem no aquecimento global

Aumentou em relação ao último ano o número de americanos que acreditam no aquecimento global e essa mudança pode ter sido influenciada pelos debates dos pré-candidatos republicanos à Casa Branca, segundo uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada na quinta-feira (15). O percentual de entrevistados que acredita na mudança climática saltou de 75% para 83%, segundo o levantamento feito nos EUA entre os dias 8 e 12 de setembro.

Os pré-candidatos republicanos, à exceção de Jon Huntsman, geralmente rejeitam a tese – amplamente respaldada por cientistas – de que emissões humanas de gases do efeito estufa têm causado o aquecimento global.

Durante os recentes debates, o favorito Rich Perry acusou os cientistas de manipularem dados climáticos, e a deputada conservadora Michele Bachmann disse que a mudança climática é um mero boato.

Para o cientista político Jon Krosnick, da Universidade Stanford, esse debate leva os americanos a refletirem mais sobre o que realmente pensam a respeito da mudança climática. E o que eles pensam pode estar influenciado também por notícias recentes de que 2010 empatou com a de 2005 como o ano mais quente no mundo desde o início dos registros, na década de 1880.

“Esse é exatamente o tipo de situação que irá provocar o público a pensar na questão de uma forma que não pensou antes”, disse Krosnick sobre a recusa dos republicanos em aceitarem a mudança climática.

Os cientistas alertam também que o aquecimento global deve causar mais desastres climáticos e o ano de 2011 pode já ser um exemplo disso – o que inclui a passagem do furacão Irene pela costa leste americana. Os EUA sofreram dez desastres naturais em 2011, com prejuízos superiores a 1 bilhão de dólares, segundo estimativas oficiais.

De acordo com a pesquisa, eleitores de ambos os partidos creem majoritariamente no aquecimento global, mas a tendência é maior entre os democratas (92%) do que entre os republicanos (72%). Para cerca de 15% dos eleitores, a questão climática é um tema importante para as campanhas políticas, segundo Krosnick. Na opinião dele, o assunto pode ter impacto no resultado da eleição de 2012 se Obama conseguir se apresentar com o candidato mais “ambiental”, e se o seu rival rejeitar a tese da mudança climática.

Na opinião de 71% dos americanos que creem no aquecimento global, ele acontece parcial ou principalmente por causa das atividades humanas; outros 27% acham que as causas são naturais, segundo a pesquisa.

E, embora mais americanos tenham passado a compartilhar das certezas dos cientistas, os que são céticos se aprofundaram na sua relutância. Em 2010, o percentual desse grupo com certeza absoluta de que a mudança climática não existe era de 35%. Agora, passou para 53%.

A pesquisa Reuters/Ipsos ouviu 1.134 adultos, incluindo 932 eleitores registrados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para a amostra total, e 3,1 pontos para os eleitores.

(Fonte: Portal Terra)

Nenhum comentário: