Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Receitas de Produtos de Limpeza Ecológicos

E eu que pensava em pesquisar produtos de limpeza que fossem mais ecológicos nas prateleiras do supermercado, descobri uma maneira muito mais ‘sustentável’! Encontrei receitas de como fazer seu próprio produto de limpeza ecológico!

“Ajude a minimizar o impacto que causamos no planeta, faça seus próprios produtos de limpeza. Além de contribuir para saúde da Mãe Terra, você também fará uma boa economia. Confira e veja a diferença no fim do mês!”

Sabão líquido para louça

2 litros de água
1 sabão caseiro ralado
1 colher de óleo de rícino
1 colher de açúcar.
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

Detergente ecológico

1 pedaço de sabão de coco neutro
2 limões
4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

Detergente ecológico multiuso

Água
Vinagre
Amônia líquida (amoníaco)
Bicarbonato de sódio e ácido bórico
Em um litro de água morna (cerca de 45º c), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. O utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. Ou como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Fonte: planeta na web.


Desinfetante para banheiro

1 litro de álcool (de preferência 70º)
4 litros de água
1 sabão caseiro
Folhas de eucalipto
Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até se dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.
Amaciante de roupas
5 litros de água
4 colheres de glicerina
1 sabonete ralado
2 colheres de sopa de leite de rosas.
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até se dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de leite de rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

Desodorante de ambiente:

Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.Fonte: WWF Brasil.
Para limpar vidros e tirar gordura: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.
No lugar da naftalina: A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.
Encontre mais dicas como estas no site do IPEMA Brasil.

Fontes: Greenpeace; WWF; IFIL

Embora muitas receitas para produtos de limpeza domésticos incluam ingredientes cáusticos que requerem cuidado no manuseamento (tais como borato de sódio e carbonato de sódio), podemos usar apenas ingrediente simples e muitos deles presentes nas nossas cozinhas.

Lista de abastecimento:

Sumo de limão:
O elevado conteúdo de acido dos limões dissolve resíduos de óleo e graxa, branqueia tão bem como a lixívia, e deixa, naturalmente, um cheiro a fresco. O sumo de limão, diluído, pode ser usado em quase todas as superfícies da sua casa. Pode substituir o sumo fresco por sumo engarrafado, mas vai precisar de mais quantidade para chegar aos mesmos resultados.

Vinagre branco:

O vinagre é um agente esterilizador natural, e a clareza do vinagre branco é preferível para a limpeza. Com um conteúdo de acido semelhante ao do limão, serve os mesmos fins, e pode substituir o sumo de limão na maior parte das soluções de limpeza, podendo acrescentar óleos essenciais para disfarçar o seu cheiro. Há centenas de maneiras de usar o vinagre em casa, que beneficiarão a sua saúde, lar, jardim, e até o seu carro e os animais de estimação.

Óleo vegetal:

Uma camada de óleo vegetal protege o metal dos elementos prejudiciais no ar e mantém a integridade das madeiras. Pincele óleo nas dobradiças rangentes, use-o para dar brilho aos objectos de ferro ou de latão, e esfregue com ele as ferramentas para evitar que enferrujem. Use o óleo mais barato para as limpezas em geral, mas prefira o azeite para as madeiras.

Bicarbonato de sódio:

O bicarbonato de sódio dá uma força extra às limpezas e pode ser usado na sua cozinha toda e mais ainda. Já um conhecido desodorizante, o bicarbonato de sódio também dissolve cera e outros solventes dos produtos frescos.

Sabão líquido vegetal:

Compre no supermercado ou na drogaria, um sabão líquido, econômico, feito com óleo vegetal (de preferência sem perfume). O líquido servirá de base para um produto de limpeza não agressivo, e também poderá ser usado como sabão para as mãos.
Experimente estas receitas para, a partir delas, fazer os seus próprios produtos de limpeza naturais, e verá que o ambiente em sua casa será mais respirável. Assim poderá orgulhar-se do brilho da limpeza natural enquanto ele durar.

Vamos então às receitas:

Produto multiusos
* ½ chávena de bicarbonato de sódio
* ¼ chávena de água morna
* ¼ chávena de sumo de limão (ou meia chávena de sumo de limão engarrafado)
* 1 chávena de sabão líquido
Lave um frasco que possa ser espremido, e ponha lá dentro o bicarbonato de sódio e a água. Agite um pouco e deixe repousar cinco minutos para dissolver um pouco o bicarbonato de sódio. Acrescente o sumo de limão e o sabão líquido, agitando para dissolver completamente. Use no balcão da cozinha, no lava-louças, no microondas, e para limpar o fogão e o forno. Limpe com uma esponja molhada ou use uma escova de dente velha para limpar as zonas mais pequenas.
Solução para limpar o chão
* ¼ chávena de vinagre branco
* 4,5l de água morna
* 1 colher de chá de sumo de limão, apenas para dar cheiro

Misture todos os ingredientes num balde grande e use para limpar o chã. Quando terminar, esprema a esfregona e polvilhe-a com bicarbonato de sódio. Deixe agir durante cinco minutos e depois lave com água morna. A sua esfregona secará sem cheiros nem bolor.

Produto para limpar janelas

* ¼ chávena de vinagre ou 1 colher de sopa de sumo de limão
* 2 chávenas de água
Ponha num frasco borrifador e borrife os vidros e espelhos. Recicle folhas de jornais velhos para limpar os vidros.

Polidor de mobílias

* 3 colheres de sopa de sumo de limão (ou ¼ de chávena de sumo engarrafado)
* ½ chávena de óleo vegetal
Um velho frasco de vidro, com tampa, ou uma garrafa pequena, de plástico, são ideais para fazer de misturador dos ingredientes e são fáceis de guardar. Em vez de panos de limpeza, recicle bocados de t-shirts ou velhas meias de algodão.

Produto de limpeza para casa de banho

* 1 chávena de bicarbonato de sódio
* sumo de um limão (ou uma chávena de sumo de limão engarrafado)
* 1 chávena de sabão líquido

Misture os componentes; ponha-os num frasco borrifador, e use no lavatório, bidé, sanitário e banheira. Se ficar muito grosso para o trabalho que quer fazer, acrescente água até ficar com a consistência desejada. Para limpar o interior do sanitário borrife-a com bicarbonato de sódio e deixe agir durante dez minutos. Depois, junte o produto de limpeza e esfregue normalmente. Para as nódoas de metal mais teimosas, corte um limão ao meio, polvilhe com sal grosso, e use-o como esfregão. Passe todas as superfícies muito bem com água morna.
Nota: as receitas feitas com limão estragam-se se as guardar mais de uma semana. As receitas sem sumo de limão podem ser guardadas indefinidamente, mas pode acontecer a separação ou criar depósito.

Fonte: Natural e Saudável

Nenhum comentário: