Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Secretário de Saúde descarta surto de meningite no Distrito Federal

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, negou nesta segunda-feira (26) a existência de um surto de meningite na região. “A situação é de controle. Não existe epidemia”, afirmou. Segundo Barbosa, há atualmente apenas um caso confirmado da doença e nenhuma suspeita.

O caso confirmado é o de uma garota de três anos, moradora da Cidade Ocidental (GO), que passou o fim de semana na casa de familiares em Planaltina. A menina foi internada no hospital da cidade no sábado e transferida para a UTI do Hospital Regional da Asa Sul no domingo.

O secretário informou que a criança recebeu alta da UTI nesta segunda e passa bem. De acordo com Barbosa, foi descartada a possibilidade de outra criança internada no Hospital Regional de Planaltina estar com a doença.

Barbosa afirmou que o alerta existe como medida normal quando se diagnostica a doença, mas que não houve alteração na rotina das unidades de saúde. “É uma doença de notificação compulsória. Mas as nove pessoas que tiveram contato com ela já receberam quimioprofilaxia [antibióticos para prevenir a doença].”

De acordo com a Secretaria de Saúde, 27 casos de meningite meningocócica foram registrados no DF até 24 de setembro. Desses, 15 eram de moradores do DF. A pasta disse ainda que, oito pessoas morreram pela doença neste ano, sendo três moradores do DF.

Doença – A meningite é uma doença grave provocada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos, ela pode acometer pessoas de todas as idades.

De acordo com o Ministério da Saúde, as meningites bacterianas são as mais graves e têm capacidade de ocasionar surtos e epidemias. Já as virais podem se expressar por meio de surtos, mas com pouca gravidade.

Os principais sintomas da doença entre crianças acima de 1 ano e adultos são febre alta, que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele. Já em crianças menores de 1 ano os sintomas podem não ser tão evidentes e destaca-se moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

A transmissão ocorre por via respiratória, por meio de gotículas e secreções do nariz e garganta, havendo necessidade de contato prolongado e convivência no mesmo ambiente. O tratamento é feito com internação e uso de antibióticos específicos.

A principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, para evitar que a doença seja transmitida a outras pessoas. Há vacinas para prevenir alguns tipos de meningite. Outras formas de prevenção incluem evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental.

Os primeiros casos de meningite meningocócica registrados no Brasil são de 1906, segundo o Ministério da Saúde. Na década de 70 foi realizada uma campanha de vacinação nacional para combater a ocorrência de uma grande epidemia da doença.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: