Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmara Brasil – Alemanha promove II Fórum de Proteção Ambiental em Curitiba

Cuidar do meio ambiente e buscar soluções sustentáveis para manter o crescimento contínuo da economia, sem prejudicar o ecossistema, é uma preocupação comum a todos os países nos últimos anos. Tanto que o assunto está cada vez mais em pauta em encontros promovidos pela ONU, através do seu Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, onde governos se unem para discutir estratégias para minimizar o impacto das ações humanas no planeta.

No entanto, não são apenas as autoridades governamentais que estão preocupadas com o futuro do meio ambiente. Empresas e profissionais dos mais diferentes setores se reúnem, frequentemente, através de fóruns, para discutir ações que possam ajudar a preservar o ecossistema e, assim, proporcionar, às gerações futuras, lições de preservação do planeta. Este é o caso do II Fórum Umweltschutz, que acontece no próximo dia 20 de setembro, em Curitiba, no Clube Concórdia e que, este ano, terá como tema principal a “Proteção e Cuidado com o Meio Ambiente”. O objetivo do evento é discutir assuntos relacionados aos cuidados com o meio ambiente, fragilidades que a natureza vem demonstrando e quais atitudes podem ser tomadas para a melhoria e recomposição, além de formas diferenciadas e eficientes de proteção ambiental.

Em 2010, durante o I Fórum de Umweltschutz, foi debatida a questão da energia e entre os destaques, estavam a energia solar, eólica, hidroelétricas e a importância de desenvolver energias limpas a fim de reduzir o consumo e custos em busca do desenvolvimento sustentável. Já em 2011, para dar continuidade ao assunto e aprofundar ainda mais as questões relacionadas à importância dos cuidados com o meio ambiente, a pauta do Fórum destaca economia e sustentabilidade, gestão energética, redução na emissão de CO2, por meio de eficiência energética, entre outros.
De acordo com o diretor da Câmara Brasil – Alemanha, no Paraná, Wilson José Andersen Ballão, a fase que as empresas vivem é de grandes negócios e desenvolvimento, porém, não se pode esquecer do futuro e preocupar-se com os problemas de aquecimento global e impactos ambientais. “É necessário discutir como as empresas podem colaborar para a melhoria do meio ambiente e compartilharmos conhecimentos e ideias que deram certo e que fazem a diferença, justamente, para nos prepararmos para o futuro e agirmos em prol de mais qualidade e sustentabilidade”, destaca ele. A conselheira e coordenadora do GIEMA (Grupo de Intercâmbio em Meio Ambiente da Câmara Brasil – Alemanha de Curitiba), Cristiane Baluta, completa que, atualmente, todo e qualquer empreendimento deve se preocupar com o segmento ambiental, pois somente desta forma estará realmente se resguardando para com a perenidade do seu negócio. “o mínimo que um empresário deve fazer é atender a legislação ambiental. Quanto mais projetos socioambientais os empresários colocarem em prática, mais se utilizarem do Marketing Ambiental, mais suas empresas serão bem vistas no mercado. Não devemos jamais entender que o Meio Ambiente é prejuízo, e sim lucro presumido”, afirma Cristiane.

Pensando nisso, o engenheiro eletricista da Robert Bosch Ltda, Pedro Júnior, ministrará a palestra “Projeto de Eficiência Energética com foco na redução de emissão de CO2”, pretende sensibilizar os participantes sobre a necessidade de reduzir as emissões de gás carbônico por meio da gestão energética. “Na Bosch, já temos o compromisso de reduzir estas emissões em todas as unidades. Quero usar este exemplo como case sobre como adotar estas medidas, cuidando de quatro perspectivas: gestão de RH, processos, cliente e resultados”, explica.

O evento contará com a presença de profissionais renomados e com vasta experiência na área de proteção ao meio ambiente, como Hans G. Schorer, engenheiro eletricista e diretor da empresa Thermacqua, que vai palestrar sobre “Economia + Sustentabilidade = Bomba de Calor”; Bernd Bromberg, representante da Umtha Recyclingtechnik, de São Paulo, que discutirá a “Automação da Manufatura Reversa de Aparelhos de Refrigeração e Eletrônicos”; Rubia Elaine Moisa, consultora da Roadimex Ambiental Ltda e especialista em Gestão e Engenharia Ambiental, que conduzirá palestra sobre a ISO 50001 para Gestão Energética, além de Pedro Júnior, Engenheiro Eletricista da Robert Bosch Ltda e especialista em eficiência enérgica e gerenciamento de manutenção, que realizará a palestra “Projeto de Eficiência Energética com foco na redução de emissão de CO2”.

A taxa de inscrição para participar do Fórum é de R$50,00 para associados e R$65,00 para não associados. Também é preciso preencher a ficha de inscrição que pode ser solicitada pelo endereço de e-mail ahkcuritiba@ahkbrasil.com e enviar junto com o comprovante de depósito, até o dia 16 de setembro. As vagas são limitadas e a programação terá início às 13h do dia 20 de setembro, com término previsto para às 18h, do mesmo dia. Mais informações podem ser obtidas através do site www.ahkcuritiba.com.br ou pelo telefone (41) 3323 5958 ou 3223 5659.

SERVIÇO:
II Fórum Umweltshutz
Data: 20 de setembro
Local: Clube Concórdia – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815, São Francisco – Curitiba.
Horário: 13h
Contato:
ahkcuritiba@ahkbrasil.com ou (41) 3323 5958 ou 3223 5659.
Palestrantes: Hans G. Schorer (Thermacqua), Bernd Bromberg (Umtha Recyclingtechnik), Rubia Elaine Moisa (Roadimex Ambiental Ltda) e Pedro Júnior (Robert Bosch Ltda).

http://www.paranashop.com.br

Nenhum comentário: