Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

‘Rio precisa se preparar para nova epidemia de dengue’, alerta médico

Com a proximidade do verão, as autoridades no Brasil todo já estão em alerta para a ameaça de uma nova epidemia de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro lidera as estatísticas da dengue no país. De janeiro a junho desse ano, 85 pessoas morreram vítimas da doença, o que representa um aumento de mais de 150% em relação ao mesmo período de 2010.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que as análises das epidemias que já ocorreram na cidade indicam que o verão 2012 pode atingir números recordes nos casos da doença. Sobre essa preocupação com a doença, o Jornal Globo News entrevistou com o infectologista Marcos Lago, professor do hospital universitário da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

“A gente tem de se preparar para 2012. Temos duas situações de preocupação. A primeira é que teve um aumento grande no número de casos em 2011. Isso indica que, em 2012, a chance de epidemia é muito forte. Segundo é que tem entrado o tipo 4. Nunca teve esse vírus aqui no Rio. Todo mundo é suscetível e pode ter esse vírus”, alerta o infectologista Marcos Lago.

O médico explica a natureza do tipo 4 do vírus da dengue. “Ele não tem nenhuma maior gravidade do que os tipos 1, 2 ou 3, mas existe o risco do maior número de casos. Muita gente no Rio já está imunizada naturalmente aos esses tipos. O tipo 4 há quase 50 anos não tem incidência dele no Rio, mas agora toda a população é suscetível a ele, crianças e adultos. Há muitos anos o vírus 4 não entrava no Brasil. Ele ficava só na fronteira, mas em 2010 e 2011 ele entrou em várias cidades do Rio, São Paulo e Bahia”, explica.

Marcos Lago alerta para as formas de prevenção à dengue. “O combate ao mosquito é muito importante, mas é importante que o Rio de Janeiro se prepare para receber esses doentes que vêm. É preciso criar um sistema de acolhimento para a possibilidade de muitas pessoas infectadas. A gente pode evitar a morte se o Rio de Janeiro se preparar”, defende.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: