Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Parabéns para nos biólogos, pelo nosso dia!

Frases para Orkut




“Profissional da Ciência que estuda os seres vivos e suas relações, a fim de conhecer as leis peculiares à matéria viva”
Fonte: Dicionário Michaelis


O que é ser biólogo?

Biólogos estudam todos os organismos vivos. Investigam aspectos como origem dos seres, estruturas, funções, distribuição das espécies sobre a superfície terrestre, processos de reprodução e relação com o meio ambiente. Analisam seres nos seus vários níveis de organização: desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas. Os biólogos são profissionais que, através do estudo do meio ambiente, promovem o desenvolvimento sustentável, ou seja, a manutenção dos recursos naturais, mas que permite o crescimento da economia.

Quais as características necessárias para ser biólogo?

Pelo fato do profissional estar muito ligado a pesquisas é necessário ter memória apurada, capacidade de concentração, ser meticuloso, exatidão e perseverança.

Características desejáveis:

capacidade de análise
capacidade de concentração
capacidade de observação
capacidade de organização
curiosidade
espírito de investigação
facilidade para matemática
gosto pela pesquisa e pelos estudos
habilidade para trabalhar em equipe
interesse pelas ciências
interesse pelo corpo humano
interesse por animais e plantas
interesse por novas técnicas e tecnologias
Qual a formação necessária para ser biólogo?

O aluno de ciências biológicas pode optar pelos seguintes tipos de formação universitária na modalidade presencial, uma vez que o CFBio não aceita o registro de egressos de cursos à distância:

Bacharelado - habilita a trabalhar em indústrias e pesquisar;

Licenciatura - habilita a dar aulas de ciências em escolas do ensino fundamental e de biologia no ensino médio, além da habilitação para pesquisa aos que se registrarem no Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição;

Os cursos devem ser na modalidade presencial, uma vez que o CFBio não aceita o registro de egressos de cursos à distância.

Profissionais com cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) têm chances de conseguir melhores colocações no mercado de trabalho. As universidades e institutos de pesquisa, por exemplo, exigem grau de mestre ou doutor para contratação de professores e pesquisadores. Profissionais que atuam na elaboração de estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA) costumam possuir registro no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Principais atividades de um biólogo

Além das atividades de pesquisa - básica ou aplicada - e de ensino em instituições de ensino superior, médio e fundamental, cursos pré-vestibulares, institutos de pesquisa governamentais ou em departamentos de pesquisa e desenvolvimento de indústrias, os biólogos desenvolvem as seguintes atividades:

educação ambiental: orientar o público sobre formas de preservação do meio ambiente em zoológicos, parques, jardins e escolas;
indústria: realizar pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos ou no controle de qualidade da produção nas indústrias alimentícia, farmacêutica, de extração vegetal e química;

controle ambiental: trabalhar em projetos de controle de poluição, reflorestamento ou recuperação de florestas; prestar consultoria sobre impacto ambiental para empresas ou órgãos governamentais;

Saúde: Análise e aconselhamento genético; Análises Clínicas; Controle biológico de vetores e pragas; Controle de qualidade em alimentos; Controle de zoonoses; Epidemiologia e saúde pública; Vigilância sanitária.

Exercício da profissão

O exercício da profissão exige dupla habilitação: a Técnico-científica e a Legal. A habilitação Técnico-científica é expressa através da comprovação da capacidade intelectual do indivíduo, pela posse do diploma fornecido pela autoridade educacional e pelo currículo efetivamente realizado. A habilitação legal cumpre-se com o registro profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício; no caso dos biólogos, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição. Assim sendo só é Biólogo no Brasil os profissionais devidamente registrados nos CRBios.

Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br e http://pt.wikipedia.org/wiki/Biólogo

Nenhum comentário: