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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Greenpeace cria ranking de sustentabilidade de empresas que comercializam atum

A pesca de atum costuma usar métodos predatórios, que capturam não apenas os espécimes adultos mas também indivíduos ainda em fase de crescimento e outras espécies, como tubarões e arraias.

Para combater essa prática, o Greenpeace do Reino Unido elaborou um ranking pelo qual classifica os enlatados de atum conforme o menor impacto que suas empresas causam no ecossistema.

A idéia funcionou tão bem que algumas dessas companhias estão agora adotando novos modelos de pesca e promovendo a criação de reservas marinhas no Oceano Pacífico.

A gigante Tesco anunciou, por exemplo, que vai apenas comercializar atum capturado dentro das melhores práticas de sustentabilidade.

Já a Sainsbury’s, Marks & Spencer e o ASDA - que faz parte do Walmart - prometeram apoiar a criação de reservas marinhas, onde serão respeitadas as regras de defeso.

A participação da iniciativa privada na defesa dos oceanos é tida como fundamental para garantir a sobrevivência das espécies e o fornecimento de alimento de futuras gerações.


Autor: Fabiano Ávila - Fonte: Greenpeace

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