Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Curitiba é destaque em ações de preservação ambiental

Curitiba é a capital que mais desenvolve ações de proteção ao meio ambiente e onde a população tem maior preocupação com as questões ambientais. A conclusão é da pesquisa “Sustentabilidade: Aqui e Agora” do Ministério do Meio Ambiente, que ouviu moradores de 11 capitais entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro de 2010. Foram entrevistados 100 moradores em cada uma das cidades pesquisadas.

O resultado, que foi divulgado no início da semana, mostra que Curitiba destaca-se como a “capital” de hábitos e comportamento mais “verdes”. O relatório diz que os resultados atingidos pela capital paranaense “desafiam os pesquisadores no sentido de identificar que estratégias educacionais ou de outra natureza deram certo para que os curitibanos pudessem ostentar este invejável primeiro lugar”.

A sondagem revela ainda que 77% dos curitibanos entrevistados acreditam que o meio ambiente deve ter prioridade sobre o crescimento econômico. O resultado da capital paranaense é muito superior a média nacional (59%).

De acordo com o prefeito Luciano Ducci, os resultados da pesquisa revelam a parceria de sucesso entre a consciência dos moradores e as ações da administração. “Os curitibanos são os grandes responsáveis pelo reconhecimento nacional e internacional de nossa cidade na preocupação com a preservação ambiental”, diz.

Entre as cidades que mais cultivam hábitos amigáveis em relação ao meio ambiente estão São Paulo e Curitiba, que é o município mais atento ao descarte de resíduos. Tanto que 85% dos entrevistados na capital paranaense afirma ter evitado jogar no lixo comum produtos tóxicos ou que agridem o meio ambiente (tintas, solventes, pilhas, baterias e outros).

Curitiba se destaca também na separação do lixo. No total, 82% dos moradores ouvidos pelo Ministério do Meio Ambiente garante separar o lixo molhado do lixo seco. Nossa cidade também campeã na coleta seletiva, com a média de 90% para todos os materiais (latas, garrafas, papel, embalagens de alimentos e outros).São Paulo e Curitiba tiveram o maior número de respostas afirmativas (33%) para a pergunta “Evita usar as sacolas plásticas?”.

“Nossos esforços estão sendo reconhecidos. Os curitibanos entenderam que a qualidade de vida está diretamente ligada as questões ambientais”, afirma o secretário do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto.

Os resultados alcançados em Curitiba tornam-se ainda mais surpreendentes quando leva-se em consideração pesquisa publicada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que revela que somente 17% dos municípios brasileiros tem coleta seletiva, pouco mais de 40% possuem aterro sanitário e somente 11% dos lares brasilei¬ros costumam separar o lixo doméstico.

http://www.bemparana.com.br

Nenhum comentário: