Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Estudo prevê grande degelo para o fim do século

Publicada neste domingo no periódico Nature Geoscience, uma pesquisa afirma que um quinto de todo o gelo presente nas montanhas e em calotas de gelo (massa que cobre uma área menor que 50 000 km²) irá desaparecer até 2100, sendo que algumas regiões perderão até 75%.

Pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica e da Universidade de Uppsala analisaram 2,638 calotas de gelo e 120,229 geleiras em montanhas em 10 modelos climáticos diferentes para verificar como essas áreas responderão ao aquecimento global.

Mesmo nos modelos mais conservadores, os Alpes e a Nova Zelândia podem perder 75% da sua camada de gelo antes do fim do século. Os Estados Unidos e Canadá perderão 50%, enquanto a Ásia algo em torno dos 10%.

Todo esse degelo terá grande impacto climático, levará ao aumento dos níveis dos oceanos e irá prejudicar o fornecimento de água em dezenas de países.

“Muitas das geleiras menores irão definitivamente desaparecer até o fim do século. As consequências ainda não estão claras, mas com certeza teremos que nos adaptar a uma realidade diferente nas próximas décadas”, explicou Valentina Radic, líder da pesquisa.

O estudo é o mais detalhado já feito sobre as geleiras, porém Radic salienta a necessidade de mais pesquisas.

“Conhecemos e acompanhamos apenas 40% das geleiras do planeta, é urgente a criação de um inventário global delas”, afirmou.

Fonte: Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais

Nenhum comentário: