Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

WWF quer modelos económicos centrados na preservação ambiental

A WWF defende a adopção de modelos de desenvolvimento económico focados na preservação ambiental, até porque é esta a base das actividades económicas “saudáveis e com futuro”. A organização internacional transmitiu a sua posição ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à Comissão Europeia, através do envio de cartas aos seus líderes.
Para a organização de conservação da natureza, segundo a agência Lusa, citada pelo Público, a crise é o reflexo de um modelo económico “construído sobre o consumo excessivo e um cada vez maior défice ecológico e na sobreexploração dos recursos naturais”. Em comunicado, a WWF dá o exemplo da Grécia, cujo ajuste económico aprovado em Maio de 2010 levou a um conjunto alargado de perdas ambientais.
O apelo da organização às instituições financeiras internacionais para reverem as suas políticas de empréstimo e apoiarem os países em dificuldades financeiras tem-se tornado cada vez mais urgente. O director-geral da WWF Internacional, Jim Leap, alerta para o facto de a actividade económica estar rapidamente a ultrapassar o orçamento da natureza.
“Pedimos à Comissão Europeia que desenvolva o seu admirável trabalho sobre sustentabilidade, não como uma agenda separada, mas antes como o pilar para uma economia duradoura e saudável, mesmo em tempos de crise financeira”, acrescenta a WWF nas cartas enviadas a Christine Lagarde e José Manuel Durão Barroso.


http://www.greensavers.pt

Nenhum comentário: