Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

La Niña pode ter ligação com pandemias de gripe, diz estudo

Um estudo afirma que o fenômeno natural La Niña pode ser um dos responsáveis pelo início de pandemias de gripe graves que deixaram milhões de mortos nos últimos 100 anos. O trabalho foi divulgado na revista da Academia Nacional de Ciências Americana nesta semana.

O La Niña é conhecido por alterar os padrões de migração de pássaros, que podem ser reservatórios primários do vírus da gripe humana.

Para os cientistas, a mudança de rumo das aves pode ter disseminado tipos mais perigosos dos micro-organismos. As alterações também levariam a uma troca maior de genes entre aves migratórias e entre pássaros e animais domésticos.

A troca de genes entre versões do vírus em aves e em porcos foi um dos fatores que provocou o desenvolvimento da gripe A (H1N1) em 2009.

As conclusões da equipe de cientistas vieram após a análise de dados de clima na região do oceano Pacífico mais próxima ao equador terrestre e o cruzamento dessas informações com os números das pandemias de gripe ocorridas em 1918, 1957, 1968 e 2009. Todas foram precedidas por temperaturas abaixo da média na superfície das águas oceânicas da região, característica principal do fenômeno La Niña.

A equipe responsável pelo estudo pertence às escolas de saúde pública das universidades Columbia e Harvard. Elas descreditam um artigo anterior publicado em 2011, que citava o fenômeno El Niño como possível responsável pelo desenvolvimento de pandemias de gripe.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: