Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Verão mais quente pode levar a inverno mais frio

Novo estudo indica que mudanças climáticas podem intensificar padrão das estações, fazendo com que calor exagerado do verão resulte no aumento da precipitação de neve no outono e em um inverno excessivamente gelado.

Se as mudanças climáticas têm causado uma elevação na temperatura terrestre, como explicar os invernos demasiadamente frios que algumas regiões do planeta têm experimentado nos últimos anos? Essa pergunta, constantemente feita pelos céticos do clima para desarmar aqueles que acreditam no aquecimento global, pode ser respondida por uma nova pesquisa, publicada na última sexta-feira (13) no periódico Environmental Research Letters. E para os que esperavam que as mudanças climáticas pudessem trazer invernos mais amenos, os resultados do relatório podem apresentar más notícias.

A análise, realizada no Hemisfério Norte por cientistas do grupo Atmospheric and Environmental Research (AER), das Universidades de Massachusetts e do Alaska, sugere que, ao contrário do que se imagina, as mudanças climáticas podem estar intensificando o padrão climático das estações, fazendo com o que o calor exorbitante dos verões cause um aumento no índice de precipitação de neve no outono e leve a um inverno anormalmente frio.

Essa explicação vai contra a teoria de que estas alterações extremas eram causadas exclusivamente pela variabilidade climática de cada região. “Nas últimas duas décadas, as tendências de resfriamento em grande escala existiram em grandes extensões no leste da América do Norte e no norte da Eurásia. Argumentamos que essa tendência imprevista não é apenas causada pela variabilidade interna”, declararam os pesquisadores.

Para compreender a relação entre os fenômenos, deve-se lembrar que, desde o final do século XIX e mais intensamente nos últimos 40 anos, as mudanças climáticas têm elevado a temperatura média da Terra, segundo grande parte dos cientistas internacionais. Esse aquecimento, que provoca o aumento exagerado das temperaturas no verão, faz com que haja mais evaporação de água, decorrente do derretimento das geleiras.

Essa evaporação, por sua vez, aumenta a umidade do ar até o outono, e causa mais precipitação, que nas temperaturas mais frias desta estação, cai sob forma de neve. De fato, o relatório dos cientistas aponta que a média de precipitação, e, consequentemente, a cobertura de neve tem aumentado no norte da Eurásia.

“Possivelmente o aumento [da superfície] de águas abertas sobre o Oceano Ártico significa que mais umidade pode estar evaporando na atmosfera, levando ao aumento de eventos de precipitação”, observou Judah Cohen, principal autor do relatório.

Os estudiosos acreditam que essa elevação na cobertura de neve no norte do continente aumente a ‘fase negativa’ da Oscilação do Ártico (OA), um padrão de pressão atmosférica que tem o poder de ‘movimentar’ o ar frio no continente. Quando a OA está em sua ‘fase negativa’, a pressão mais alta fica sobre a região ártica, ‘empurrando’ o ar frio para as latitudes medianas da Eurásia.

“Quando você tem mais cobertura de neve em outubro na Eurásia, você tem essa fase negativa da Oscilação Ártica. Quando você tem uma Oscilação Ártica negativa, o sul do Canadá, o leste dos EUA e o oeste da Europa tendem a ter invernos mais frios”, declarou o autor.

“Na minha cabeça, não há dúvida de que o globo está ficando mais quente e que isso favorecerá temperaturas mais altas em todas as estações e em todos os lugares; no entanto, eu realmente acho que a tendência crescente na cobertura de neve levou ao resfriamento regional como discutido no relatório, e não por que isso não continuará em um futuro próximo”, opinou Cohen.

“Além disso, se continuar a ficar muito mais quente no outono, a precipitação que atualmente cai como neve cairá como chuva, eliminando o resfriamento no inverno”, acrescentou o cientista.

Segundo o pesquisador, a nova descoberta ajudará a melhorar as previsões sobre o que está acontecendo com o clima através de dados mais detalhados. “Mostramos no relatório como usar a cobertura de neve em uma previsão sazonal pode fornecer uma previsão mais hábil ou precisa”, enfatizou.

Segundo ele, os atuais modelos de padrões climáticos conseguem explicar bem as mudanças que ocorrem no verão, na primavera e no outono, mas não as que ocorrem no inverno, já que não conseguem esclarecer a relação entre as precipitações outonais e as temperaturas invernais.

“As projeções dos demais modelos para as outras três estações são muito boas. A única estação que não está indo tão bem é o inverno”, comentou Cohen. “Os modelos não simulam bem a ligação entre a neve do outono eurasiano e as temperaturas de inverno”, concordou Jason Furtado, coautor do documento.

“Sem simular corretamente a ligação de padrões climáticos de inverno e a variabilidade da queda de neve, os modelos usados atualmente pelos centros governamentais deixam escapar uma importante influência no inverno e continuarão, portanto, a serem deficientes na predição da temperatura de inverno ou de escalas de tempo sazonais, e ainda mais em escalas de tempo decadais”, alertou Cohen.

Apesar da descoberta, o estudioso ressaltou que a variabilidade natural continuará a ter seu papel no clima, e ainda haverá verões e invernos mais brandos, como o que ocorre atualmente no Hemisfério Norte. “Até agora o padrão negativo de Oscilação do Ártico não se estabeleceu, e parece ser o padrão oposto aos últimos dois invernos”, concluiu.

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/?id=729429

Nenhum comentário: