Laboratório de engenharia de universidade transformará material em biodiesel
Dois caminhões que fazem a coleta seletiva de lixo reciclável em Araraquara passarão a ser abastecidos com biodiesel produzido com óleo de cozinha. O combustível é processado no laboratório de uma universidade do município.
Uma reunião no próximo dia 16 de janeiro entre representantes da Cooperativa Acácia, responsável também pela coleta do óleo, e do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) formalizará a parceria.
Também participa do projeto a empresa Triângulo Alimentos, de Itápolis, que possui os equipamentos necessários para fazer o beneficiamento do óleo recolhido pela cooperativa e enviado à universidade.
“É preciso enviar o óleo à indústria de alimentos para que as impurezas sejam removidas”, explicou David Teixeira Pinto, gerente-ambiental da Acácia.
Os dois veículos que ajudam a recolher 400 toneladas de materiais recicláveis por mês consomem nesse período mil litros de combustível. Com o uso do biodiesel, que será repassado sem custo, a expectativa é que a economia mensal seja de R$ 2 mil.
“Além disso, o resultado ambiental é excelente. Estaremos fazendo o ciclo completo, da coleta ao reaproveitamento”, afirmou Teixeira.
Marcelo Anhesine, coordenador do curso de Engenharia Bioenergética da Uniara, explica que o laboratório já produz combustível suficiente para os caminhões da Acácia e que o projeto pode ser ampliado para atender a frota da própria universidade. “Produzimos cerca de 1,9 mil litros de combustível por mês e a tendência é aumentar”.
Importância
A geração de energias alternativas renováveis produzidas a partir de fontes vegetais é, segundo Anhesine, uma alternativa importante para a manutenção do modo de vida contemporâneo, do meio ambiente e do crescimento do país.
“O que vem sendo comentado nos congressos é que o futuro da energia está voltado ao aperfeiçoamento das fontes alternativas desta, que envolvem as fontes naturais e as biomassas, justamente o nosso propósito”.
Como doar o óleo
A orientação para descartar o óleo usado corretamente é colocá-lo em garrafas pet e entregá-las aos cooperados do serviço de Coleta Seletiva, juntamente com os outros materiais recicláveis.
Não é necessário nenhum tipo de processo de filtragem para o armazenamento do óleo. O recolhimento de todo o material é de responsabilidade dos cooperados da Acácia, e é realizada em todos dos bairros, em horários já pré-determinados.
http://eptv.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário