Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Perigo do Ciclamato de Sódio (Sucaryl, Assugrim, Coca Zero)

Recebi um e-mail
Este é assunto que esta rolando na net.

Aspartame:

O gosto doce vale a pena os danos causados?? ", que gerou muito interesse, alguém me enviou um email perguntando sobre o Ciclamato de Sódio, um outro tipo de adocante. EU não conhecia então resolvi fazer uma rápida pesquisa.

O ciclamato é um adoçante artificial, de 30 a 50 vezes mais doce que o açucar. Ele foi descoberto por acaso em 1937 quando um estudante pesquisando medicamentos anti-febre colocou seu cigarro sem querer no produto e quando colocou o cigarro de volta a boca descobriu o gosto doce do ciclamato.

A patente foi comprada pela DuPont e mais tarde vendida para os laboratórios Abbott.

Em 1958 foi aceito como "Usualmente Reconhecido como Seguro", mas em 1966 um estudo reportou que o ciclamato produzir a Ciclo-hexilamina, composto tóxico em animais. Outro estudo em 1969 mostrou que o ciclamato aumentava a chance de câncer na bexiga em ratos. Outro estudo ainda mostrava casos de atrofia testicular em ratos.
Em 1969 o FDA baniu a venda do ciclamato nos Estados
Unidos.

A ANVISA, no entanto, em seu informe técnico entitulado "Esclarecimentos sobre o uso do edulcorante ciclamato em alimentos", diz que as normas brasileiras sao regidas com base no Codex Alimentarius (Norma Geral de Aditivos Alimentares – GSFA), elém de outras. De acordo com o Codex, o limite máximo para o ciclamato é de no máximo 330 mg para crianças e 660 mg para um adulto de 60 quilos. A mesma norma cita que a dose de consumo diário máxima indicada é de 100mg por quilo, relativo ao efeito de atrofia testicular. O limite máximo de 1300 mg por quilo corpóreo, estabelecido em 2001, foi reduzido em 2008 para 400 mg por quilo corpóreo, de acordo com a RDC 18/2008

Ainda assim o ciclamato é proibido nos EUA.

O ciclamato é também conhecido como o edulcorante E952.

No Brasil, os adocantes Sucaryl e Assugrin contém ciclamato. De acordo com o site Sua Dieta da UOL, temos ainda o Dietil, Doce Menor, Tal e Qual e Zero-cal. Estes contém ainda a sacarina sódica, que misturada ao ciclamatoaumenta a incidencia de câncer em ratos.

Update: No Brasil, hoje em dia, todos os refrigerantes Zero contêm ciclamato de sódio.

Vamos banir de nossos lares e de nossas festas, tais produtos (Coca Cola e outros) !


Fontes:

Introduction to organic laboratory techniques: a small scale approach
ANVISA: Esclarecimentos sobre o uso do edulcorante ciclamato em alimentos
Wiki Answers: What are the side effects of sodium cyclamate?

Nenhum comentário: