Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Brasileiro ganha prêmio nos EUA com pesquisa sobre tuberculose

O médico brasileiro André Báfica, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foi um dos ganhadores do prêmio do Instituto Médico Howard Hughes para pesquisadores em início de carreira.

Por seu trabalho para caracterizar uma proteína da tuberculose que faz com que a doença seja reconhecida pelo sistema imune – e que no futuro pode ser usado para aumentar a eficácia de tratamentos -, Báfica irá receber uma verba de US$ 650 mil para cinco anos de pesquisa.

O médico foi o único brasileiro entre os 28 contemplados – entre os 760 que aplicaram – nesta primeira edição do prêmio, que foi concedido a pesquisadores que chegaram a fazer ciência nos EUA, mas retornaram a seus países.

A China lidera a lista, com sete pesquisadores. Portugal e Espanha vêm atrás, com cinco representante cada um. Itália e África do Sul empatam com dois representantes de cada país.

Assim como o Brasil, Polônia, Índia, Hungria, Chile, Coreia do Sul e Argentina têm um só vencedor.

Fundada em 1953 pelo excêntrico industrial Howard Hughes (cuja vida foi interpretada no cinema pelo ator Leonardo DiCaprio no filme “O Aviador”), a fundação tem tradição em premiações na área de pesquisa biomédica.

A fundação já tinha um programa de financiamento nesses moldes, mas voltado a cientistas dos EUA.

(Fonte: Folha.com)

Nenhum comentário: