Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Excesso de vitamina D pode prejudicar saúde do coração

Novo estudo realizado da Universidade de Hopkins, nos EUA, sugere que a vitamina D – muito conhecida por ser importante para a saúde óssea -, se consumida em excesso pode elevar os níveis de pressão arterial e ser, na realidade, um risco para a saúde do coração.

Mais recentemente, a vitamina D tem sido relacionada com proteção da saúde do coração. Em níveis crescentes, a vitamina D no sangue está relacionada à níveis mais baixos de um marcador popular para inflamação cardiovascutar, a proteína C reativa, ou CRP.

A equipe da Hopkins examinou dados de mais de 15 mil participantes reunidos em uma pesquisa nacional sobre hábitos nutricionais, realizada em 2001 e 2006. Eles descobriram uma relação inversa entre a vitamina D e CRP em adultos sem sintomas cardiovasculares, mas com níveis relativamente baixos de vitamina D.

Ou seja, níveis menores do que a média de 25-hidroxivitamina D (um indicador funcional confiável do estoque desta vitamina no organismo) por 21 nanogramas por mililitro de sangue foi associado a um aumento da CRP. No entanto, níveis maiores do que estes também estavam ligados a um aumento de CRP, que causa erijecimento dos vasos sanguíneo e, portanto, é fator de risco para problemas cardiovasculares.

Muhammad Amer, principal autor do estudo publicado no periódico American Journal of Cardiology, explica que os mecanismos biológicos e moleculares que representam a perda de benefícios cardiovasculares ainda não estão claros e mais pesquisas são necessárias.

* Publicado originalmente no site O que eu tenho?.

(Redação O que eu tenho?)

Nenhum comentário: