Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Campanha vai conscientizar população para descarte correto de lixo nas praias

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) lança amanhã (7), em Ipanema, na zona sul da cidade, uma nova etapa da campanha Onda Limpa, visando ao período do verão, quando mais de 1 milhão de pessoas frequentam diariamente as praias cariocas, aproveitando as férias.

“O trabalho nosso é ordenar o lixo que é produzido diariamente”, disse hoje (6) à Agência Brasil o diretor de Serviços da Comlurb, Henrique Damásio. A campanha quer conscientizar cariocas e turistas a dar uma destinação correta aos resíduos produzidos por eles, com predominância de cocos e embalagens de sorvetes, água, cerveja e refrigerantes. “O lixo gerado nessa permanência na praia deve ser direcionado para os locais certos, que são os contêineres disponibilizados pela Comlurb e as lixeiras instaladas nas barracas autorizadas e nos quiosques”.

Em média, a produção de lixo na alta temporada do verão, nas praias do Rio de Janeiro, alcança entre 60 toneladas e 80 toneladas diárias, nos dias de semana, “considerando dias de sol”, disse Damásio. O volume aumenta nos sábados e chega a duplicar nos domingos, quando se soma aos veranistas o restante da população que trabalha. “Aí, a Comlurb chega a coletar entre 120 toneladas e 150 toneladas por dia”, declarou.

“A nossa preocupação não é reduzir o lixo. Pelo contrário. Quanto mais pessoas e mais tempo de permanência na praia, mais vão consumir”. A ideia é que todo o lixo seja disposto de uma forma mais ordenada. “Isso vai agilizar a limpeza, você não vai poluir a praia nem contaminar a areia, e o nosso serviço rotineiro vai ser mais dinâmico, quando a gente se preocupar somente em recolher o lixo, que está devidamente acondicionado. Damásio destacou, ainda, que a contribuição da população terá reflexos também na redução de custos para a Comlurb.

Para motivar as pessoas a resolverem junto com a Comlurb o problema do despejo irregular de lixo pela cidade, serão montadas amanhã (7) tendas no Posto 10, na Praia de Ipanema, onde as crianças participarão de brincadeiras educativas. Haverá show do gari Renato Sorriso e do grupo Chegando de Surpresa. A campanha abrangerá, em seguida, outras praias de grande movimento na cidade, entre as quais a Barra da Tijuca, Copacabana e o Piscinão de Ramos, na zona norte.

Pela primeira vez a Comlurb vai levar a campanha Onda Limpa para as comunidades pacificadas. Isso será feito, a partir de fevereiro, na Rocinha, Mangueira e no Borel. “Vamos procurar também passar a mesma mensagem nas comunidades carentes, no entendimento do ordenamento do lixo, de modo geral, independentemente da praia, de que nós temos que descartar o lixo no local certo, sempre em uma lixeira ou contêiner ou algum equipamento da Comlurb que está disponibilizado a todos”, disse Damásio.

A companhia também vai aproveitar o início da campanha Onda Limpa para apresentar à população o minitrator compactador, para a limpeza das praias. O equipamento é uma adaptação do aparelho que vem sendo usado nas comunidades pacificadas para recolhimento de lixo. O minitrator tem capacidade de transportar o conteúdo de 12 contêineres de 240 litros ou 24 de 120 litros. As praias de Ipanema e do Leblon serão as primeiras a usar o novo equipamento.


Alana Gandra
http://www.jb.com.br

Nenhum comentário: