Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Em ranking de qualidade de vida de 26 cidades do mundo, SP fica em 24º

Uma pesquisa da empresa Price Waterhouse Coopers (PwC) mediu a qualidade de vida em 26 cidades do mundo. Foram avaliados itens como transportes, infraestrutura e preço da alimentação. São Paulo foi a única cidade brasileira na lista – e não se saiu muito bem, terminando em 24º lugar.

Não é preciso viajar o mundo pra perceber que o transporte em São Paulo não é dos melhores. “É muita gente para pouco transporte”, reclama a dona de casa Rosimeire Dioti. “Falta muito ônibus, demora demais de um pro outro”, queixa-se a doméstica Fátima Passos.

Transporte – A pesquisa mundial comparou a capital paulista com outras 25 cidades. Em transporte e infraestrutura, São Paulo ficou em penúltimo lugar, empatada com Mumbai, na Índia. E na frente só de Johannesburgo, na África do Sul. Os motivos: congestionamentos, acesso do centro ao Aeroporto de Cumbica e uma rede tímida de trens e metrô.

O diretor do departamento de infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Cavalcanti, explica algumas razões para o resultado. “Uma visão, nos últimos anos, onde o transporte coletivo se concentrou no ônibus urbano, que é poluente, movido a diesel, emissor de gás de efeito estufa e que ocupa a rua”, afirma.

Saúde e segurança – Em saúde e segurança, de novo, a penúltima entre as cidades analisadas. À frente só de Moscou, na Rússia.

Custo – A cidade ainda amarga outro penúltimo lugar no custo das cidades. Para essa análise, é levado em conta, por exemplo, o preço do táxi e do almoço. “Compare o preço do hambúrguer em São Paulo e no resto do mundo. É exorbitante essa cidade”, critica o geólogo Enzo Nico Júnior.

Numa economia global, a qualidade de vida pesa na hora de atrair e reter os melhores profissionais e investimentos. Cidades que não pensam nisso perdem competitividade, garantem os pesquisadores.

Sustentabilidade – Naquilo em que São Paulo vai bem o mérito é de todo o Brasil. Graças, por exemplo, ao uso de álcool no tanque dos carros e ao consumo de eletricidade limpa, gerada em usinas hidrelétricas, a capital paulista está entre as 10 melhores em sustentabilidade.

Para o Instituto Ethos, São Paulo está longe de ser uma cidade sustentável, embora venha adotando algumas boas medidas. “Fazer a inspeção veicular e reduzir a poluição do ar na cidade de São Paulo é iniciativa importante. A implantação de uma frota de ônibus movida a etanol, só na cidade de São Paulo que está sendo feito”, diz o vice-presidente do instituto, Paulo Itacarambi.

Na classificação geral, a primeira colocada no estudo foi Nova York. Depois, Toronto, no Canadá, e outra cidade americana, São Francisco. São Paulo ficou em 24º lugar, só à frente de Joahnnesburgo e Mumbai.

Para o coordenador da pesquisa, Hazem Galal, São Paulo pode aproveitar o Mundial de futebol para fazer mudanças. “É muito importante, realmente, aproveitar os investimentos que estão sendo feitos para a Copa para melhorar o desempenho da cidade como um todo”.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: