Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Crises emergentes ameaçam sustentabilidade do Planeta

Na palestra de abertura do IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, “Desafios da Rio+20”, ocorrida na manhã desta quinta-feira (17/11), na PUC do Rio de Janeiro, o economista Ladislau Dowbor apresentou um gráfico que demonstra o avanço explosivo das PPMs (Partículas Por Milhão) presentes na atmosfera e que tem, como consequência, o aquecimento global, tratado como controvérsia inclusive no meio científico. O Congresso acontece até sábado (19/11) e reúne mais de mil pessoas, entre jornalistas e estudantes do Brasil e de países latinos, que discutem o tema “Imprensa e meio ambiente, uma aliança necessária”.

Durante sua palestra, Dowbor afirmou várias vezes que “estamos em guerra”, ao analisar o estilo de vida da população, considerado prosaico. Ele cita,como fatores que intensificam o avanço dos impactos ambientais e sociais, a explosão da população e do consumo, e a extinção das espécies, “que é uma catástrofe planetária, por prejudicar as cadeias alimentares”.

Para Dowbor, é preciso regulamentar e organizar o uso racional e regular dos recursos naturais, e diz lamentar a pesca oceânica, “que está liquidando a vida nos mares”, afirma. “É um conjunto de crises convergentes que estão se tornando uma ameaça num ritmo avassalador”, salienta o economista, ao defender a construção de processos decisórios inteligentes, que busquem redistribuir a renda e fortalecer as cadeias produtivas, usando, especialmente, os recursos oferecidos pelas 147 das 447 coorporações que dominam a economia mundial, a maioria de instituições bancárias.

Ladislau Dowbor destacou os Dez Mandamentos, “revistos e atualizados de forma irônica aos impenitentes”, que podem ser conferidos no http://dowbor.org/dez%20mandamentos.doc. Entre as orientações estão “não organizarás a tua vida em função do dinheiro”, “não ganharás dinheiro com o dinheiro dos outros”, e “não controlarás a palavra do próximo”.

Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais

Nenhum comentário: