Superando os antibióticos
Os antibióticos representam um dos maiores sucessos na história da medicina.
Contudo, por várias razões, esta solução vem mostrando seus limites, sobretudo na forma de uma crescente resistência dos microorganismos a esses medicamentos.
Agora, o pesquisador Ching-Hong Yang, da Universidade de Wisconsin (EUA), desenvolveu uma técnica que pode superar os antibióticos.
Yang descobriu uma técnica alternativa que, em vez de se concentrar em matar as bactérias, apenas "desarma" esses microorganismos, incapacitando-os de causar infecções.
Desarmando as bactérias
O Dr. Yang descobriu um composto químico que desliga uma "válvula" no DNA das bactérias que é essencial para que elas invadam e infestem outros organismos.
"Nós analisamos as rotas genômicas de defesa nas plantas para identificar todos os precursores da infecção. Então nós usamos essa informação para descobrir um grupo de novas pequenas moléculas que interrompem um canal nessa rota," explica ele.
A equipe testou o composto em bactérias de alto poder infeccioso, duas das quais afetam plantas e uma que ataca humanos. O composto foi eficaz contra todos os três patógenos.
A pesquisa é tão promissora que, mesmo em suas fases iniciais, duas empresas farmacêuticas já se ofereceram para bancar os testes em maior escala.
Causa da resistência aos antibióticos
Segundo os pesquisadores, a resistência aos antibióticos não é meramente uma questão de uso indevido dos medicamentos por humanos.
Ocorre que os antibióticos são rotineiramente pulverizados em plantações e largamente utilizados na criação de animais, o que seriam as principais causas do desenvolvimento da resistência.
A resistência aos antibióticos é então transferida aos humanos que comem os alimentos contendo as bactérias resistentes.
O que é único na nova pesquisa é que os compostos agora descobertos não são antibióticos, mas produzem o mesmo efeito.
Um grupo de pesquisadores alemães está desenvolvendo uma outra alternativa aos antibióticos, mas usando bactérias decompositoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário