Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ibama/RS encontra barbatanas de tubarão em Rio Grande

Ao retirar os peixes (que também serão doados) do barco dona Adelina, doado neste domingo (27/03) para a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), naquela cidade, fiscais do Ibama/RS encontraram cerca de 20 barbatanas de tubarão pescadas ilegalmente.
A pesca destes animais necessita de autorização especial, e eles devem ter suas barbatanas removidas quando atracados, para evitar o descarte ilegal. Neste caso específico, foi praticado o chamado finning, quando o tubarão, preso à rede tem suas barbatanas cortadas e é descartado vivo na água, morrendo asfixiado. O proprietário do barco será autuado por mais essa irregularidade, conforme informa o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama/RS, Régis Fontana Pinto.

O analista ambiental informa ainda que foi apreendido hoje (28/03) o segundo navio de propriedade de Orlando Hepp (que se encontrava em alto mar e chegou ao porto de Rio Grande no início da tarde). O proprietário foi autuado em 06/11/2009 por diversas irregularidades (ele responde atualmente a 18 processos administrativos no Ibama) cometidas durante a atividade da pesca. Entre elas, utilização irregular da rede de arrasto, ausência de licença ambiental para a pesca e de licença de pesca da embarcação. O montante de multas aplicadas chega a R$ 1.555.000,00. Esta embarcação também foi doada para a FURG e será usada para pesquisa na região.

Maria Helena Firmbach Annes - Ibama
Ibama-RS/EcoAgência

Nenhum comentário: